A sensacional decadência de Alexandre Pato » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » A sensacional decadência de Alexandre Pato

A sensacional decadência de Alexandre Pato

by Juliano Buzato
A sensacional decadência de Alexandre Pato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Quando os gigantes italianos do AC Milan desembolsaram 24 milhões de dólares pelo passe de Alexandre Pato, então com 18 anos em agosto de 2007, poucas pessoas diriam que o brasileiro estaria sem clube com apenas 31 anos.

Pato passou seis temporadas no San Siro, com nove gols em 18 partidas em sua primeira temporada, o que lhe valeu o troféu Il bambino d’oro. Sua destreza em marcar gols continuou na segunda e terceira temporadas, com 15 gols em 36 jogos e 12 em 23 partidas, respectivamente.

Em 2010-2011, os 14 gols marcados em 25 participações na Serie A deram ao Milan seu primeiro título desde 2004. Mas nas duas temporadas seguintes, graças a várias contusões, suas aparições foram poucas e, em 2013, com apenas 24 anos ele retornou ao Brasil, quando o Corinthians pagou 15 milhões de dólares pelo atacante.

As coisas não foram muito melhores para Pato no Corinthians. Várias partidas insatisfatórias e muitos jogos perdidos levaram a uma grande pressão por parte da torcida do Timão e, quando ele perdeu um pênalti ao tentar uma cavadinha com seu ex-companheiro Dida no gol, foi muito criticado.

Depois de marcar apenas 17 gols em 57 partidas, Pato se transferiu para o São Paulo depois de apenas uma temporada. No Tricolor, ele teve um pouco mais de sucesso, marcando 38 gols nas duas temporadas no clube.

Em janeiro de 2016, Pato voltou à Europa, em um empréstimo de curto prazo para o Chelsea. Os Blues estavam tendo dificuldades na Premier League e poderiam contar com a ajuda de um artilheiro. Porém, o jogador de 26 anos estava claramente fora de forma e foi só em abril, três meses depois, que ele fez sua estreia. Não foi uma estreia das piores para Pato, que entrou no lugar do machucado Loïc Rémy, pois ele converteu um pênalti na vitória de 4-0 sobre o Aston Villa.

Porém, depois de apenas mais um jogo na Premier League, Pato voltou ao Brasil, tendo jogado pouco em mais uma transação por empréstimo insatisfatória.

Embora não tenha causado grande impacto na Inglaterra, o brasileiro conseguiu uma transferência para a La Liga para jogar no Villarreal, com o time espanhol desembolsando 3 milhões de dólares por seus serviços. Pato ficou apenas uma temporada no “Submarino Amarelo”, marcando apenas seis vezes em 24 partidas antes que o Tianjin Quanjian, da Super League da China pagasse impressionantes
18 milhões pelo passe do atacante.

Pato voltou a ser um artilheiro na China, marcando 36 gols em 60 jogos, 30 dos quais em apenas 47 jogos. Ele voltou para o São Paulo em março do ano passado. No entanto, com apenas 9 gols em 35 jogos, seu contrato foi rescindido em agosto e ele ainda está sem time.

Com certeza, o vencedor do Il bambino d’oro teve uma carreira difícil; de acordo com este site de palpites futebol, ele pode estar assinando com o Birmingham City, que joga o English Championship, a segunda divisão do futebol inglês. Os Blues estão em 17o na classificação com apenas 13 pontos em 11 jogos e só marcaram 9 gols até agora – daí a necessidade de um goleador.

Foi noticiado que ele está em negociações com time da Serie B AC Monza, dos ex-chefes do Milan Silvio Berlusconi e Adriano Galliani, e que os times da Serie A Genoa e Spezia também estão querendo contratá-lo.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Mas não importa o que vier a acontecer com Pato, ele será sempre um jogador promissor que não fez jus às expectativas.

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!