O domínio vermelho no uniforme do Wydad Casablanca » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » O domínio vermelho no uniforme do Wydad Casablanca

O domínio vermelho no uniforme do Wydad Casablanca

by Juliano Buzato
Wydad Casablanca
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A nível nacional, o Wydad Athletic Club, mais conhecido como Wydad Casablanca, é o clube mais vitorioso do Marrocos. Afinal, estamos falando aqui não só do maior vencedor do Campeonato Marroquino, com 20 títulos, mas também do segundo maior vencedor da Copa do Trono – uma competição que equivale à nossa Copa do Brasil -, com nove títulos. Além disso, o Wydad conquistou pelo menos uma vez quase todas as competições internacionais que disputou, com destaque para duas Ligas dos Campeões da África.

Assim, não é de surpreender que um dos apelidos do clube seja “O Imperador”. Para quem tem o hábito de apostar em futebol negociando cotações com outros apostadores – prática conhecida como trading esportivo –, isso se faz notar principalmente no baixo retorno esperado ao se apostar a favor de uma vitória do Wydad na maioria das partidas que a equipe faz no Botola 1 – a primeira divisão do futebol marroquino –, visto que o clube está quase sempre brigando pelo título nessa competição.

Por simbolizar a resistência marroquina frente à colonização francesa, o Wydad também é conhecido como “Wydad da Nação” e “Wydad da Resistência”. No entanto, na imprensa em francês é muito comum vê-lo sendo chamado simplesmente de “les Rouges”, que significa “os Vermelhos”. A razão para isso é óbvia: é esta a cor do uniforme principal da equipe, e não só da camisa, mas também do calção e das meias. A foto abaixo, tirada após uma vitória de alguns meses atrás sobre o Ittihad Tanger, fora de casa, mostra bem isso.

Wydad Casablanca 1

Foto: Instagram/Wydad Casablanca

O segundo uniforme é composto de camisa, calção e meias na cor branca. No entanto, como é muito comum hoje em dia, por vezes o Wydad utiliza essa combinação mesmo quando joga em casa. Isso pode ser visto na imagem abaixo, que mostra Yahya Attiat Allah numa vitória recente de 3 x 2 sobre o Olympique Khouribga, em jogo realizado em Casablanca. Outra coisa que chama atenção nessa foto é como a atual versão do segundo uniforme do Wydad tem uma boa dose de vermelho em degradê na parte inferior da camisa.

Wydad Casablanca

Foto: Instagram/Wydad Casablanca

O vermelho e o branco são as duas únicas cores oficiais do clube, o que forçou a sua diretoria a buscar uma solução criativa na escolha do terceiro uniforme. A única certeza é que este jamais poderia ser verde, visto que essa cor remete ao Raja Casablanca, arquirrival do Wydad. Assim, o clube costuma se decidir geralmente pelo azul, muito embora atualmente esse terceiro uniforme seja de fato roxo, como se vê numa foto tirada numa recente derrota por 2 x 1 para o Renaissance Berkane, fora de casa.

Wydad Casablanca

Foto: Instagram/Wydad Casablanca

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Qualquer que seja a cor que o Wydad utilize, a grande expectativa de sua torcida é vê-lo se tornar também a maior equipe marroquina a nível internacional. Para isso, o clube precisaria conquistar pelo menos mais uma Liga dos Campeões da África, a fim de igualar as três conquistas do Raja. Isso pode acontecer já este ano, em que ambas as equipes podem se encontrar nas finais da competição. Caso isso aconteça, seriam jogos que, pela sua rivalidade, mereceriam tanta cautela por parte da Confederação Africana de Futebol quanto uma final de Libertadores entre River Plate e Boca Juniors.

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!