Camisas de Futebol » Curiosidades sobre as camisas do Vasco da Gama

Curiosidades sobre as camisas do Vasco da Gama

by Juliano Buzato
Curiosidades das camisas do Vasco da Gama
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Fundado no dia 21 de agosto de 1898, o Clube de Regatas Vasco da Gama completa 122 anos em 2020. A equipe carioca possui uma das camisas mais icônicas do futebol mundial, com sua característica faixa diagonal. Para comemorar mais um aniversário do Gigante da Colina, separamos algumas das curiosidades que existem em relação ao manto vascaíno, e acredite, são muitas. Confira abaixo!

1- A camisa titular é a preta, não a branca

Para alguns pode parecer que não seja em si uma curiosidade, mas acredite, muitas pessoas acham que a camisa titular do Vasco da Gama é a branca.

Isso acontece pelo motivo de que por muitos anos, a camisa clara era muito mais utilizada nos jogos em casa do que a escura. Muitos dizem que a justificativa é o clima do Rio de Janeiro, muitas vezes quente, que fazia com que o clube optasse pelo modelo branco devido aos uniformes antigamente serem bastante quentes, no entanto não há uma explicação oficial para o fato.

Mas existe alguma explicação para que o manto preto seja o titular? Sim, inclusive já entrevistamos o pesquisador Dário Lourenço Júnior que nos explicou em um artigo o motivo neste artigo.

bandeira do vasco da gama

Bandeira oficial do Vasco da Gama – Imagem: FUTBOX

“A camisa do Club de Regatas Vasco da Gama tem uma razão de ser. Ela é uma reprodução do pavilhão do clube garantida pelo estatuto. E este pavilhão é preto com uma faixa branca em diagonal e uma Cruz de Malta vermelha.”

2- O que significa a faixa diagonal branca do Vasco?

Camisas do Vasco da Gama 2020-2021 Kappa

A faixa diagonal do Vasco da Gama além de fazer com que a camisa seja uma das mais icônicas do mundo, tem o seu significado especial. Mais uma vez Dário Lourenço Júnior nos explica o motivo:

“A bandeira do Vasco não é apenas uma escolha estética, ela conta uma história. O preto representa os mares nunca antes navegados, as tormentas, o abismo, o fim do mundo conhecido e as mortes que ficaram pelo caminho. A faixa branca é a rota vitoriosa do navegador português e por fim a cruz que representa o povo português, a sua fé e a própria providência”.

3 – Primeiro escudo do Vasco era redondo

primeiro escudo do vasco da Gama

Se hoje a cruz vermelha é o símbolo que ostenta a camisa vascaína, saiba que ela não foi o primeiro escudo da história do clube. O emblema pioneiro foi criado em 1903 e tinha a caravela ao centro envolta por um círculo negro, que traziam as iniciais C e R, mais o nome do clube “Vasco da Gama”, separados por 6 cruzes. Apenas na década de 1920 o clube adotou o atual escudo.

4 – Cruz usada na camisa não é de Malta e sim Pátea, mas cruz original era da Ordem de Cristo

Malta, Pátea ou Ordem de Cristo. Qual cruz é o símbolo do Vasco da Gama

Já fizemos inclusive uma matéria para falar especificamente deste tema que acaba causando bastante confusão e sendo inclusive polêmico entre alguns torcedores. Fato é que o próprio hino do clube tem em um dos seus refrões mais famosos a frase “A Cruz de Malta é meu pendão”, no entanto, esta é uma confusão histórica que aos poucos foi assumida pelo próprio time.

A cruz que deveria ser o símbolo do Vasco da Gama é a Cruz da Ordem de Cristo, que é um dos símbolos máximos de Portugal e era usada nas caravelas no tempo dos descobrimentos. No entanto, a cruz utilizada como escudo foi a Cruz Pátea, que erroneamente foi chamada de Cruz de Malta. Apesar de se tornar inclusive sinônimo do clube, o “time cruzmaltino”, a Cruz de Malta nunca foi de fato utilizada.

Cruz da Ordem de Cristo - Pátea - Malta

Para resolver esta questão, o Vasco hoje utiliza a Cruz Pátea com uma Cruz da Ordem de Cristo em seu interior, além disso o apelido cruzmaltino se mantém fazendo a união das três cruzes da história do clube.

5- Faixas diagonais foram inspiradas no remo (ou no River Plate)?

Vasco da Gama 1923

Os “Camisas Negras” do Vasco da Gama em 1923 – Crédito: Vasco da Gama Arquivo

Apesar do time de remo já utilizar camisas pretas com faixas diagonais brancas desde o início do século passado, até o início dos anos 40, a camisa oficial do Vasco da Gama era toda preta com detalhes brancos apenas na gola e nos punhos, seu apelido inclusive era “Camisas Negras”.

Vasco da Gama anos 40

Time do Vasco da Gama nos anos 40 – Reprodução

Apesar do próprio time de futebol já ter utilizado algumas vezes camisas tanto preta, quanto branca com faixas diagonais em algumas ocasiões, foi apenas nos anos 40, quando o técnico uruguaio Ondino Vieira treinou o clube, e montou o famoso “Expresso da Vitória”, que as faixas foram “oficializadas” nos uniformes cruzmaltinos.

Vieira tinha a mania de mexer nos uniformes das equipes que treinava e o mesmo considerava o Rio de Janeiro muito quente para jogar de preto, com isso conseguiu convencer a cúpula vascaína a resgatar as camisas brancas com faixas diagonais usadas pela primeira vez nos anos 30, mas esquecidas até então.

Vasco da Gama Anos 50 preta

Time do Vasco da Gama nos anos 50 – Reprodução

Há quem diga, que além do calor, o técnico também queria resgatar boas lembranças de sua carreira, já que tinha sido técnico do River Plate nos anos 30, onde foi bicampeão argentino em 1936 e 1937. Fato é que após a utilização da faixa diagonal na camisa branca, elas se tornaram populares também na camisa preta, aposentando de vez a camisa toda preta, que desde então só reaparece em peças especiais ou terceiras camisas.

6- Kappa vestiu o clube na “Era de Ouro” no fim dos anos 90

Kappa Vasco

Atual fornecedora do Vasco da Gama, a Kappa está em sua segunda passagem no clube, sendo que a primeira é considerada uma época de ouro do clube.

A marca italiana esteve nos uniformes do Vasco de 1995 a 2000, onde conquistou dois Campeonatos Brasileiros (97 e 2000), a Copa Libertadores da América (98) e a Copa Mercosul (2000).

Será que o retorno da Kappa é um prenuncio da volta das grandes vitórias no Gigante da Colina?

► Compre camisas do Vasco da Gama na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou das curiosidades das camisas do Vasco da Gama? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!