VG Vasco, a marca própria do Vasco da Gama em 2001 » MDF
Camisas de Futebol » História » VG Vasco, a marca própria do Vasco da Gama em 2001

VG Vasco, a marca própria do Vasco da Gama em 2001

by Juliano Buzato
VG marca própria do Vasco da Gama 2001
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Hoje em dia, as marcas próprias estão em alta, ganharam popularidade e são tratadas como soluções de marketing por muitos times brasileiros. No entanto, lá em 2001, o Vasco da Gama foi um dos pioneiros neste tipo de estratégia, ao lançar a VG Vasco.

Segundo matéria publicada pelo Estadão de 21 de agosto de 2001, a novidade foi a grande surpresa da cerimônia para celebrar os 103 anos da equipe e foi anunciada por Eurico Miranda, presidente do Vasco na ocasião, que afirmou que a marca VG chegaria para ser uma solução para que o clube não dependesse mais de empresas multinacionais para a confecção de seu material esportivo.


Na época, o clube acabava de terminar uma parceria vitoriosa com a Kappa, que está de volta ao clube em 2020 e estava ao lado do cruzmaltino desde 1995. Assim que a marca italiana saiu, o clube ficou sem parceiros e estava vestindo uma camisa tampão, sem a marca de nenhuma empresa aplicada, foi aí que a ideia de criar sua própria fornecedora ganhou força.

VG Vasco 2001

Os uniformes lançados pela VG eram bem parecidos com o que a Kappa fez para o clube em 1999, com o símbolo em sequência na região dos ombros e mangas. Os kits foram usados no restante da temporada 2001, fazendo parte inclusive da marcante goleada de 7-1 da equipe sobre o São Paulo em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro.

Além do uniforme preto e do branco, que era usado com muito mais frequência na era Eurico, foi lançado pela VG também uma terceira camisa toda preta, sem a faixa diagonal, que voltava a ser usada pelo clube após várias décadas.

A VG ainda vestiu o Vasco no início de 2002, mas neste mesmo ano a marca foi aposentada para a chegada da Umbro, que vestiria o time cruzmaltino até 2005.

O retorno da VG em 2009 e tentativa de torna-la em uma marca casual

Camisas do Vasco 2009 VG

Fotos: camisasdovascodagama.blogspot.com

Em 2009, o Vasco da Gama voltaria a usar camisas com a sigla VG, no entanto com uma proposta provisória já que precisava de peças para suprir a saída da Champs, marca que não cumpriu o contrato com a equipe, saindo antes da hora. Na ocasião, a peça branca foi usada em poucos jogos e a preta, segundo o site Camisas do Vasco da Gama, não chegou a ser usada.

Na época, além da VG, uma camisa totalmente sem marca e outras assinadas pela Estilo Carioca foram usadas, até que a Penalty assumisse no mesmo ano.

VG Linha Premium Vasco da Gama

Em 2016, peças casuais chegaram a ser lançados com a sigla “VG”, no entanto não houve uma linearidade no lançamento de produtos.

► Compre camisas do Vasco da Gama na FutFanatics

Você se lembra da VG Vasco, marca própria do Vasco da Gama lançada em 2001? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Veja também: 

Qual é a camisa titular do Vasco da Gama, a preta ou a branca?

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!