Quando o Flamengo colocou pontos de interrogação na camisa (???) » MDF
Camisas de Futebol » História » Quando o Flamengo colocou pontos de interrogação na camisa (???)

Quando o Flamengo colocou pontos de interrogação na camisa (???)

by Juliano Buzato
Flamengo camisa interrogação
Compartilhe este link em suas redes sociais:

O Flamengo foi o primeiro clube brasileiro a vestir uniformes assinados pela Nike, iniciando a parceria em meados dos anos 2000, após a fornecedora norte-americana substituir a Umbro, assim como tinha feito a Seleção Brasileira em 1997.

Em 2008, após oito anos de parceria, a relação começou a se deteriorar e o Flamengo anunciou a troca no fornecimento de material esportivo, anunciando a rescisão unilateral do contrato, e um acordo com a empresa brasileira Olympikus. Porém, a Nike não aceitou e entrou na justiça alegando que o contrato só terminaria em junho de 2009 e o mesmo teria que ser cumprido.

O surgimento da camisa com as três ???

Flamengo interrogação 2

Reprodução: Globoesporte

O caso foi para os tribunais, e neste meio tempo, o Flamengo decidiu que não continuaria vestindo uniformes da Nike. Entretanto, devido ao processo que corria na justiça, a Olympikus não poderia aparecer no uniforme do time rubro-negro. Desta forma, o clube encontrou uma solução diferente e realizou uma entrevista coletiva, onde anunciou uma ação promocional para chamar a atenção de seus torcedores sobre a troca de fornecedora que aconteceria em breve. Assim, os jogadores passariam a usar peças semelhantes às feitas pela Nike, mas com três interrogações no lugar do Swoosh, que faziam suspense sobre qual seria a próxima empresa a fornecer o material esportivo para o rubro-negro.

“O objetivo é aguçar o interesse dos nossos torcedores. A nova camisa será lançada somente daqui 40 a 50 dias. Enquanto isso utilizaremos as camisas do futebol e do basquete com essas três interrogações”, explicou Ricardo Hinrichsen, diretor de marketing do clube na época.

Esta camisa com as três interrogações foi usada durante alguns jogos, no entanto, os planos iniciais não deram certo, já que a Nike saiu vencedora no processo e a parceria com a Olympikus teve que ser postergada para julho de 2009. Neste meio tempo, a Nike lançou inclusive novas camisas que foram usadas do segundo semestre de 2008 até o fim do contrato.

Camisa do Flamengo 2008-2009 Nike

Última camisa lançada pela Nike para o Flamengo no segundo semestre de 2008 | Divulgação: Nike

Ronaldo Fenômeno entra no jogo

Neste meio tempo, um fato bastante importante aconteceu: o retorno de Ronaldo ao futebol brasileiro. O Fenômeno, que era um dos principais garotos-propaganda da Nike e sempre se disse flamenguista, realizaria o sonho de defender seu clube de coração e já estava treinando nas dependências do rubro-negro. Durante os treinos, Ronaldo chegou a ser visto usando a peça com as três interrogações ao invés do material da Nike. Este fato gerou polêmica, e aumentou os holofotes sobre a disputa entre o clube e a fornecedora.

Flamengo Ronaldo

Reprodução: GE e Lance

Nenhuma das partes já admitiu isso abertamente, mas nos bastidores é comentado que esse mau relacionamento entre Nike e Flamengo, teve um peso bastante grande na decisão de Ronaldo de não jogar pelo Flamengo, e preferir ir para o Corinthians, time que também era parceiro da Nike. Com isso, a Nike poderia ativar o retorno do craque ao país sem se preocupar se o mesmo estaria vestindo seus uniformes ou de uma marca concorrente.

A era Olympikus finalmente inicia

Camisa do Flamengo 2009 Olympikus

Quando enfim chegou julho de 2009, a Olympikus conseguiu assumir o Flamengo e na época, o clube tinha outro trunfo, o retorno de Adriano Imperador ao time. O mesmo foi o garoto-propaganda do lançamento dos novos uniformes, que trariam sorte ao Mengão, já que naquele ano a equipe conquistaria um emocionante título brasileiro, feito que só foi repetido novamente em 2019.

A Olympikus vestiria o Flamengo de meados de 2009 até o fim do Campeonato Carioca de 2013, sendo substituída pela Adidas que é parceira do clube até hoje.

► Compre camisas do Flamengo na Fut Fanatics

O que achou do Flamengo colocar os três pontos de interrogação na camisa (???) como teaser da chegada da Olympikus ao clube em 2008? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Veja também: 

Camisa 2021-22 do Flamengo deve fazer alusão ao Mundial de 81

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!