Theo Curty: Barra Mansa e times alternativos » Colecionador MDF
Camisas de Futebol » História » Theo Curty: Barra Mansa e times alternativos » Colecionador MDF

Theo Curty: Barra Mansa e times alternativos » Colecionador MDF

by Juliano Buzato
Theo Curty Colecionador MDF
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A partir dessa semana o Mantos do Futebol inaugura a nova seção, a Colecionador MDF. Nela, semanalmente um colecionador mostrará um pouco da sua coleção e contará sua história com o colecionismo de camisas de futebol. E o primeiro a aparecer na nova seção é Theo Curty, de Barra Mansa-RJ.

Torcedor aficionado do time da cidade, o Theo começou comprou a primeira camisa com apenas 13 anos, e tem como destaque na coleção diversos times menos conhecidos da América Latina e do Leste Europeu.

Quantas camisas você tem hoje na sua coleção? Há algum foco específico nelas?
Atualmente tenho 186 camisas, meu foco é principalmente do Barra Mansa Futebol Clube, o time que torço. Também foco em Leste Europeu, sul-americanas, seleções e times pequenos. Pra mim, quanto mais alternativa for a camisa, melhor.

O gosto pelos mantos começou junto com o gosto pelo futebol ou veio depois?
Um pouco depois, comecei a colecionar em 2015, tinha 13 anos, ainda estava entendendo as coisas, mas já era apaixonado por futebol.

Qual seu time do coração? Torce pra mais de um? Tem simpatia por alguma seleção também?
Barra Mansa. Podem me chamar de louco, mas sou apaixonado por esse time, é o time da minha cidade e tem muita história. Pelo Barra Mansa já ajudei na reforma do estádio, já fui para jogo de visitante longe e ajudei a fundar uma torcida Barra Brava para o clube. Eu torço pra seleção brasileira, mas ultimamente anda tão sem graça que acabo nem acompanhando direito.

Theo Curty Colecionador MDF

Como começou sua relação com o colecionismo de camisas? Recorda-se qual foi a primeira camisa da coleção? Foi comprada ou ganhada? 
A primeira camisa de futebol que tive foi uma do Brasil que ganhei em 2010, sendo que à época nem ligava tanto pra futebol, mas desde aquela época já gostava das camisas. A primeira que comprei quando decidi colecionar foi uma do alternativo Ayacucho do Peru, isso em 2015, quando comecei a fazer uns serviços e ganhar meu dinheiro.

Qual camisa você tem como o “santo graal”, como a mais rara e/ou especial da sua coleção? Ela tem alguma história específica?
A do FC Tosno da Rússia, esse time ganhou a Copa da Russia de 18/19, sendo uma zebra enorme, ainda mais que tinha eliminado o gigante Spartak Moscou na semifinal. Pouco tempo depois o Tosno faliu e a camisa da conquista nunca foi comercializada, a minha foi usada em uma partida da Copa pelo jogador sérvio Rade Dugalić.

Há algum manto que você ainda não tenha e esteja na procura para a sua coleção? Qual seria?
Sim, camisas antigas do Barra Mansa, em especial de 1995 e de 1996, ambas feitas pela lendária CCS.

No tempo que você está dentro do colecionismo, já teve alguma história curiosa para contar? Se sim, conta aí para a gente.
Tenho sim, todo lugar que conheço, gosto de visitar o time de lá. Em janeiro do ano passado visitei Sapucaia, no interior do Rio de Janeiro e visitei o Mangueira, time da cidade. Comecei a trocar ideia com os dirigentes do time, que pediram meu endereço e passei. Até que em dezembro do mesmo ano uma pessoa desconhecida veio na frente de casa me procurando, quando fui lá atender, essa pessoa me entregou duas camisas do Mangueira, sendo uma personalizada com meu nome.

mantos do futebol - Theo (3)

A Colecionador MDF é uma sessão feita em colaboração com o jornalista Pedro Ivo Faro. Caso tenha interesse em participar desta sessão, entre em contato conosco através do e-mail: [email protected].

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostou da Colecionador MDF desta semana com o Theo Curty e sua coleção do Barra Mansa e times alternativos? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Veja também: 

Maurício Reis Rocha: Seleção e times mexicanos » Colecionador MDF

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!