Camisas listradas do Palmeiras "Era Parmalat" Anos 90 » MDF
Camisas de Futebol » Camisas listradas do Palmeiras “Era Parmalat” Anos 90

Camisas listradas do Palmeiras “Era Parmalat” Anos 90

by André Coutinho
Camisas listradas do Palmeiras Anos 90 Era Parmalat
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Os anos 90 foram marcados por “coisas bem loucas” no mundo das camisas de futebol, com designs bem diferentes do que estávamos a acompanhar até então, mudanças drásticas na composição dos mantos, entre outras coisas. Hoje, falaremos das camisas listradas do Palmeiras, utilizadas em boa parte da década, durante a “Era Parmalat”.

Este que vos fala nasceu em 1993, e, até completar uns 7 anos de idade, achava que a camisa clássica, tradicional do verdão possuía as linhas brancas verticais, tamanho sucesso da mesma vestindo os esquadrões palestrinos. Acabou descobrindo, logo depois, que este era um modelo único na história do clube.

Mas vamos lá. Tudo começou em abril de 1992, quando foi firmada a famosa parceria com a Parmalat, que prometia muitas mudanças. Na época, a Adidas era quem fornecia os uniformes da equipe e de repente apresentou uma camisa inovadora, com uma tonalidade de verde mais clara e listras brancas verticais, algo nunca antes visto na história do clube.

Camisa do Palmeiras 1992

Camisa do Palmeiras 1992 / Fotos: MagliaVerde

Vale salientar que naquela época era quase impossível ocorrer vazamentos e os torcedores acabavam conhecendo os novos mantos somente no lançamento, ou seja, no dia em que foi revelada, a camisa chamou muito a atenção, porém não positivamente num primeiro momento. A torcida caiu em cima, principalmente pela tonalidade “esquisita” de verde que o novo manto tinha, mas também pelas tais listras, que acabavam lembrando o arquirrival Corinthians. Anos depois, José Carlos Brunoro, gestor da Parmalat no verdão, admitiu que a tonalidade do verde estava errada.

Até hoje, muito pouco se fala sobre o que motivou a mudança, somente que foi um pedido da Parmalat no ato da parceria (o Juventude também mudou seu uniforme na época).

Foto: Gazetapress

Mas foi em 1993 que a tal camisa listrada finalmente caiu nas graças dos palestrinos. A equipe utilizou uma camisa da Adidas diferente, com um verde mais próximo e mangas brancas, até a terceira rodada do segundo turno do paulista, no dia 3 de abril, quando entrou em campo contra o Santos com uma versão diferente, de um verde mais escuro e uma marca estranha no lado direito do peito. Ali se dava o início da polêmica parceria entre o Palmeiras e a Rhumell, que já contamos a história por aqui.

Camisas listradas do Palmeiras nos anos 90

Campeão Brasileiro em 1993 (Foto: Site do Palmeiras)

E como vocês sabem, foi um dos períodos mais gloriosos na história do verdão. O clube foi campeão paulista e brasileiro naquele ano, saindo de uma fila de 17 anos, e possuía uma verdadeira seleção, comandada por Vanderlei Luxemburgo.

Camisas listradas do Palmeiras nos anos 90

Campeão Brasileiro 1994 (Foto: Site do Palmeiras)

A camisa foi utilizada também em 1994, quando o clube repetiu o feito do ano anterior, e no primeiro semestre de 1995. Nesse período, ela sofreu algumas pequenas mudanças na gola, punhos e no logo da Rhumell.

Pofexô Luxa e seus discipulos

Ataque do time dos 102 gols, campeão paulista em 1996

A primeira mudança mais drástica foi na temporada 1995-1996, quando o clube foi campeão paulista com um time histórico, marcando mais de 100 gols na competição. Na versão utilizada por Djalminha, Luizão e companhia, a gola se tornou verde, assim como os punhos, e o logo da Rhummel foi novamente modificado.

Camisas listradas do Palmeiras nos anos 90

Camisa 1996-1997 (Foto: Mercado Livre)

A última versão, lançada para 1996-1997, foi talvez a mais diferente de todas, uma vez que, além da gola e punhos verdes, as listras brancas tiverem suas larguras diminuídas e apareciam seis vezes, ao invés das tradicionais cinco.

Camisas listradas do Palmeiras nos anos 90

Vice-campeão Brasileiro 1997 (Foto: Gazeta Esportiva)

A partir do segundo semestre de 97, o time passou a lançar camisas com outros designs. O primeiro foi uma versão meio a meio, utilizada no vice-campeonato brasileiro, passando por alguns modelos listrados, com as listras mais grossas e verdes. O verde total, tradicional da equipe, só voltou a ser utilizado em 2000.

Versões posteriores

Camisas listradas do Palmeiras nos anos 90

O sucesso da camisa listrada foi tanto, que durante muitos anos se especulou que ela voltaria a aparecer, o que aconteceu em 2011, quando a Adidas decidiu lançar um terceiro uniforme que homenageava aquele primeiro modelo (mas com o verde certo). Ele foi utilizado na reta final do Campeonato Brasileiro daquele ano e no primeiro semestre de 2012. O então o presidente Arnaldo Tirone disse na época: “Essa camisa nos traz boas lembranças e, com certeza, vai ser um sucesso entre os torcedores. Ela nos lembra de uma fase em que o Palmeiras foi soberano e conquistou o bicampeonato Paulista e Brasileiro (93-94)”.

Em 2017, o clube, ainda patrocinado pela Adidas, lançou como camisa titular um modelo novamente listrado, mas, ao invés do branco, foi utilizado uma tonalidade mais escura do verde. Naquele ano, o clube quase foi campeão brasileiro, ficando atrás do Corinthians.

► Compre camisas do Palmeiras na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Se lembrava das camisas listradas do Palmeiras nos anos 90, utilizadas na era Parmalat? Compartilhe!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!