A curiosa história da Nike no Ituano em 2001-2002 » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Marketing » A curiosa história da Nike no Ituano em 2001-2002

A curiosa história da Nike no Ituano em 2001-2002

by André Coutinho
Red Bull? Ituano foi a primeira equipe a vestir Nike no interior
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A Nike é uma empresa relativamente nova no mercado de fornecimento esportivo, principalmente se compararmos sua história com as principais rivais Adidas, PUMA e Umbro.

E aqui no Brasil, essa história começou em 1997, quando a empresa passou a fornecer os uniformes da Seleção Brasileira, mas com o primeiro time a ser patrocinado somente em 2000, o Flamengo.


O que muita gente pensa, no entanto, é que a marca, depois de investir no rubro-negro, partiu para o Corinthians, em 2003. Mas, não foi bem assim. Dois anos antes, a marca desembarcou em São Paulo, nas camisas do Ituano, campeão estadual e vice do Supercampeonato Paulista.

“Parceria” Ituano e Nike 2001-2002

Red Bull? Ituano foi a primeira equipe a vestir Nike no interior

Foto: Placar

Porém, essa “parceria” não foi feita da forma mais tradicional, com negociações, contratos e fornecimento dos materiais. Conversamos com o colecionador de camisas do clube, Marcelo Sampaio, que possui três destas raras camisas e nos contou como surgiu essa história.

Red Bull Ituano foi a primeira equipe a vestir Nike no interior

Marcelo Sampaio

Segundo Marcelo, o Galo não possuía uma parceria direta com a Nike. Os uniformes eram comprados na Europa pelo empresário FIFA Oliveira Júnior, gestor da equipe na época e representante do Roberto Carlos, e ganhavam o escudo, patrocinador e numeração aqui no Brasil, na cidade de Ribeirão Preto, também no interior de São Paulo, onde Oliveira morava e também tinha relações com o Comercial.

Isso explica a dificuldade em se encontrar fotos e informações dos modelos, até porque, segundo o colecionador, os modelos existentes eram utilizados em jogo, sendo que nenhum foi colocado à venda para torcedores. As camisas que ele possui são todas de jogadores e muito cobiçadas no mundo do colecionismo. Não foram feitos agasalhos, uniformes de comissão técnica e nem de goleiro, já que os guarda-redes utilizavam materiais da Uhlsport, adquiridas no mesmo esquema.

Marcelo também contou que o empresário levava a equipe rubro-negra em viagens na Europa, onde eram utilizados estes modelos e também outros, produzidos pela Legea, empresa italiana, estes mais raros ainda.

Red Bull Ituano foi a primeira equipe a vestir Nike no interior

Oliveira Júnior ainda foi vice-prefeito de Itu e vereador em Ribeirão Preto, tendo seu cargo cassado em 2011 por quebra de decoro parlamentar. Hoje está preso, acusado de ser o mandante do assassinato de um advogado, em 2006.

Pós 2002

Em 2003, o clube passou a utilizar uniformes da Dellerba, enquanto a Nike começou sua parceria com o Timão, existente até hoje e uma das maiores do Brasil.

Camisas do Red Bull Brasil 2015 Nike

Red Bull Brasil 2015

A curiosidade quebra o mito de que a primeira equipe do interior a usar Nike havia sido o Red Bull, em 2015, quando trocou a Adidas pela marca norte-americana. O assunto voltou à tona recentemente, quando a empresa adquiriu o Bragantino, fazendo com que o alvinegro passasse a vestir uniformes Nike também e assim se tornado “a primeira equipe tradicional do interior a vestir Nike”.

Mas, fatos são fatos, e pelo o que vimos, a equipe de Itu foi a pioneira neste sentido, bem antes da Red Bull sequer sonhar em investir em sua primeira equipe de futebol (Red Bull Salzburg surgiu em 2005). Mas, perceba que utilizamos o verbo “usar”, já que em temos de negócio, o Red Bull foi realmente a primeira equipe do interior a fechar contrato com a empresa norte-americana.

Curiosamente, o Red Bull Brasil se tornou a segunda equipe do interior a vestir Nike, que até aquele momento só fornecia os uniformes de equipes da capital e o Santos (não considerado interior).

Outra curiosidade interessante é que o próprio Ituano, anos depois de ter uniformes da marca americana, vestiu Adidas, a principal rival, parceira essa que segundo Marcelo, acontecia no mesmo jeito, com o clube comprando as peças e aplicando o escudo.

► Compre camisas do Ituano na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Você sabia que o Ituano havia sido a primeira equipe do interior a vestir Nike, lá em 2001-2002? Deixe seu comentário e compartilhe o link!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!