Camisas de Futebol » Three Lions: Qual a origem dos três leões no escudo da Inglaterra?

Three Lions: Qual a origem dos três leões no escudo da Inglaterra?

by André Coutinho
Three Lions - Três leões no escudo da inglaterra
Compartilhe este link em suas redes sociais:

O escudo utilizado pela Seleção Inglesa é um dos mais emblemáticos no mundo futebolístico, reconhecido em qualquer lugar do planeta. É também considerado um dos mais bonitos por este que vos fala, trazendo os três leões, rodeados de flores.


Mas, você sabe a origem dele? Não? Vai ficar sabendo agora, então senta que lá vem história!

Origem na idade média

O escudo da Football Association, utilizado nas camisas do English Team, possui sua origem inspirada no brasão de “Armas Reais da Inglaterra”, criado para simbolizar o país e seus monarcas, ainda no século XII, como era costumeiro na época para identificar os exércitos.

O leão, por ser chamado de “o Rei da selva”, e por toda sua imponência, acabou sendo escolhido como símbolo máximo dos ingleses. Segundo a Cultura Inglesa, o primeiro rei inglês a adotar um leão no brasão nacional foi Henrique II, coroado em 1154, mas foi Ricardo I “Coração de Leão” quem decidiu adotar precisamente três para distinguir a monarquia inglesa das outras. Alguns historiadores defendem que os dois primeiros leões simbolizam a união entre os ducados da Normandia e da Aquitânia.

A partir daí foi criado o brasão de Gules, com fundo vermelho e três leões dourados com as línguas e garras na cor azul, este que serviu como inspiração para a Football Association.

Construção

Qual a origem dos três leões da Inglaterra

A Football Association foi criada em 1863, sendo considerada a primeira associação profissional do esporte na história. Os criadores do escudo “pegaram” o Brasão de Gules e o transformaram no que vemos hoje, alterando o fundo para branco, assim como a cor dos leões para azul marinho, e adicionando 10 Rosas de Tudor, ou Rosa da Inglaterra, em referência ao mês de outubro (10), no qual a associação foi concebida. As cores foram escolhidas inspiradas na bandeira nacional.

Three Lions - Três leões no escudo da inglaterra

Desde então, o escudo é utilizado nos uniformes da seleção. A primeira aparição mundial foi na Copa de 1950, no Brasil, primeira participação do English Team.

Veja também:

[+] Relembre escudos que foram alterados nos últimos anos

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostou da história dos três leões da Inglaterra? Compartilhe!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!