Camisas de Futebol » Por que times ingleses usam flores vermelhas em suas camisas?

Por que times ingleses usam flores vermelhas em suas camisas?

by Juliano Buzato
Times ingleses flores vermelhas camisa
Compartilhe este link em suas redes sociais:

O mês de novembro iniciou e os torcedores começaram a se questionar novamente, por qual motivo os times ingleses usam flores vermelhas em suas camisas durante jogos da Premier League e demais ligas nacionais?

Essas flores vermelhas são papoulas (chamada de poppy em inglês) e homenageiam o Remembrance Day (Dia do Armistício ou da Lembrança), que é celebrado no dia 11 de novembro e homenageia àqueles que deram suas vidas pelo Reino Unido na Primeira Guerra Mundial.

Mas por que a flor de papoula?

Esta tradição teve início logo após a Primeira Guerra Mundial, quando nos campos destroçados pelos combates, flores de papoulas começaram a nascer e desta forma simbolizavam o “renascimento” do povo inglês. A ideia ficou ainda mais popular após o médico canadense John McCrae criar o famoso poema de guerra “In Flanders Fields”.

Manchester United Papoula Camisa

Desde então no final de outubro, começo de novembro, muitos ingleses começam a andar nas ruas com a flor de papoula pendurada em suas roupas, a tradição também é estendida para o futebol e os clubes atuam com esta flor em suas camisas nas rodadas do mês de novembro que precedem o dia 11 de novembro.

Além das homenagens nas camisas, são comuns ações nas redes sociais e nos estádios durante os jogos, onde são feitas cerimônias que vão desde o tradicional um minuto de silêncio e até leilões das camisas utilizadas pelas equipes para angariar fundos para a Legião Real Britânica, organização que serve de amparo para as forças armadas britânicas e dá suporte aos veteranos de guerra.

Polêmica com a FIFA

Inglaterra x Escócia 2016 - Dia do Armistício

Em 2016, Inglaterra e Escócia iriam jogar pelas Eliminatórias da Copa 2018, exatamente no dia 11 de novembro, e com a data propícia, prometeram homenagens ao Dia do Armistício, inclusive com ambas as seleções utilizando uma braçadeira preta com a flor de papoula. A FIFA então alertou às Federações que elas seriam punidas, pois a Entidade não permite que sejam feitas qualquer mensagem política, religiosa ou comercial sobre as camisas.

Na época, Fatma Samoura, secretária-geral da FIFA, alertou as seleções sobre a regra e foi bem clara sobre a punição: “Temos de aplicar as regras uniformemente para as 211 associações, não é só a Grã-Bretanha que sofre com lembranças de guerras, por que permitiríamos exceções para apenas alguns países e não para todo mundo?”.

“Não é a intenção da FIFA punir ninguém, mas as Associações envolvidas tem que reconhecer que eles fazem parte de um jogo que contém regras, e quando as regras são quebradas, você tem que estar preparado para enfrentar qualquer tipo de sanção”, completou a secretária-geral.

No fim das contas, ambas as seleções usaram a braçadeira e foram punidas pela FIFA em £35,000 libras esterlinas.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Já tinha reparado no fato das equipes inglesas usarem flores vermelhas em suas camisas no mês de novembro? Deixe seu comentário e compartilhe o link!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!