Por que a Seleção da Alemanha usa camisas verdes? » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Por que a Seleção da Alemanha usa camisas verdes?

Por que a Seleção da Alemanha usa camisas verdes?

by André Coutinho
Camisas da Alemanha 2018-2019 Adidas Reserva
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Normalmente, um uniforme da seleção de um país é inspirado na bandeira nacional, contendo as cores presentes na mesma, porém, isso não é uma regra, já que algumas seleções utilizam uniformes de cores que não estão presentes no símbolo máximo do país.

Por que a Alemanha utiliza camisas verdes?

Alemanha 2012

Um desses casos é a Alemanha, que possui uma camisa titular branca, cuja história já contamos por aqui, e costuma utilizar como opção reserva uma camisa verde.

Mas o que o verde tem a ver com a seleção tetracampeã mundial? São duas as histórias mais contadas.

Duas versões para o uniforme verde: DFB e Irlanda

Por que a Alemanha utiliza camisas verdes?

Alemanha 1990

A primeira, e mais aceita, é de que a cor verde nos mantos alemães é inspirada na logo da federação, a Deutscher Fußball-Bund (DFB), que por sua vez é verde em referência aos gramados.

Logo da DFB

Já na segunda, contestada por alguns, é dito que após a Segunda Guerra Mundial, os alemães foram banidos dos campeonatos internacionais, voltando somente em 1950. Com isso, a Seleção da Alemanha Ocidental passou a jogar com mais frequência fora de seus domínios. Diz a lenda que a primeira equipe que aceitou disputar um amistoso foi a Irlanda e, em homenagem ao país, o verde foi adotado na camisa reserva.

Alemanha 1954 (Crédito na foto)

Porém, muita gente fala que, na verdade, o primeiro jogo foi contra a Suíça, no dia 22 de novembro de 1950, um país que tem o alemão como uma das línguas oficiais. Além disso, o primeiro jogo contra uma país que não fala alemão teria sido contra a Turquia, no dia 17 de junho e 1951, enquanto o duelo contra os irlandeses teria ocorrido somente em outubro daquele ano, no dia 07.

Por que a Alemanha utiliza camisas verdes?

Alemanha 1986

A verdade é que desde a primeira vez que foi utilizada oficialmente, na Copa do Mundo de 1954, a camisa verde se tornou o modelo reserva oficial. Ela foi utilizada ainda nas Copas de 1970, 1974, 1986, inclusive na final, 1990 e 2018. Em 1994 e 1998, ela era a opção reserva, mas não foi utilizada. Além disso, apareceu nas Eurocopas, de 1972 a 2000.

Alemanha 1996

Porém, a partir de 2002, a camisa verde foi deixada de lado, sendo substituída pelas cores cinza, vermelha e preta nas Copas do Mundo e Eurocopas posteriores, até 2012, quando foi lembrada na disputa do continental de seis anos atrás. Após a camisa “Flamengo” em 2014, uma nova versão verde foi lançada em 2018, para a Copa da Rússia.

Veja também:

[+] História da camisa da Alemanha

[+] Relembre as principais camisas da Alemanha na história

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Qual das duas versões que explicam o fato da Alemanha vestir camisas verde você mais acredita? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o link!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!