Relembre os uniformes da Copa do Mundo 2014 no Brasil » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Relembre os uniformes da Copa do Mundo 2014 no Brasil

Relembre os uniformes da Copa do Mundo 2014 no Brasil

by André Coutinho
Alemanha campeã 2014
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Copa do Mundo de 2014, 19ª edição do torneio, foi a segunda a ser disputada no Brasil, 64 anos após a primeira, que teve o Uruguai como campeão.

Foi nesta Copa que a Burrda fez sua estreia, aparecendo pela primeira vez na camisa da Seleção Belga. A Legea quase apareceu também, porém pouco tempo antes da competição, a Bósnia fechou com a Adidas. Inclusive, a edição marcou a estreia da ex-república iugoslava em Copas.

Nunca a rede balançou tanto em uma primeira rodada de Copa do Mundo: foram 49 gols, uma média de 3,06 gols por partida, a maior desde 1958. Pela primeira vez na história das Copas, três campeões mundiais (Espanha, Itália e Inglaterra) foram eliminados na primeira fase do Mundial. Apenas seis europeus (Alemanha, Holanda, França, Grécia, Suíça e Bélgica) avançaram para as oitavas-de-final. Foi a menor participação europeia desde que esse modelo foi adotado pelo Mundial da FIFA, em 1986.

Foi nesta Copa também que Miroslav Klose se tornou o maior artilheiro de todas as edições, ao marcar seu 16º gol no 7×1 da Alemanha em cima do Brasil. Esse resultado, inclusive, foi o pior da Seleção Canarinho em todos os tempos. A Alemanha acabou campeã, se tornando a primeira seleção europeia a vencer em solo americano.

A campeã Alemanha

Alemanha Copa 2014

A Alemanha chegou ao Brasil como a maior candidata ao título, junto da dona da casa, muito pelo que fez quatro anos antes, na África do Sul, quando terminou na terceira posição, mas foi considerada por muitos a melhor seleção do torneio.

Com um elenco recheado de grandes craques do futebol mundial, com muitos remanescentes da equipe que jogou na África, e tendo como base a equipe do Bayern de Munique campeã europeia no ano anterior, a Alemanha não tinha um grande expoente, tendo a coletividade como principal diferencial.

Além do título, a grande expectativa da seleção era que Miroslav Klose marcasse pelo menos dois gols na Copa, para ultrapassar Ronaldo e se tornar o maior artilheiro de todas as edições.

Na fase de grupos, os alemães tiveram certa facilidade para terminar na primeira colocação. Na primeira partida, vitória tranquila por 4×0 sobre Portugal, com hat-trick de Thomas Muller. Na segunda, o jogo mais complicado na primeira fase. Após estar perdendo por 2×1 para Gana, Klose marcou o gol de empate por 2×2 e também empatou com Ronaldo na história das Copas com 15 gols. Para finalizar o grupo, os alemães venceram por 1×0 os Estados Unidos, novamente com gol de Muller.

As oitavas de final reservaram um jogo muito difícil contra a Argélia. Após empate em 0x0 no tempo normal, Schurrle e Ozil marcaram 2×0 com muita dificuldade na prorrogação, graças a uma atuação brilhante do goleiro M’Bolhi. Djabou diminuiu aos 120 minutos, mas não havia mais tempo. Nas quartas, outro jogo duríssimo, dessa vez contra a França, que era a sensação até aquele momento. Hummels abriu o placar aos 13 minutos e ficou nisso.

Aí vieram as semi-finais e a Seleção Brasileira. O resultado todos sabemos né? 7×1, sendo 5×0 no primeiro tempo. Klose marcando o segundo gol e ultrapassando Ronaldo, Khedira tabelando na área brasileira, Schurrle marcando dois golaços…

A final marcou o encontro de duas seleções que já haviam decidido duas Copas do Mundo, em 1986 e 1990, com uma vitória para cada. Argentina e Alemanha fizeram o desempate no Brasil, com toda a torcida canarinho, ou quase toda, torcendo pelos europeus. Após um 0x0 muito equilibrado e com boas chances desperdiçadas pelos argentinos, coube ao reserva Mario Gotze marcar na prorrogação e decretar o tetracampeonato alemão.

Seleção Brasileira

Brasil Copa 2014

O Brasil chegou a Copa com muita expectativa. Além de jogar em casa, vinha de título na Copa das Confederações sobre a Espanha com goleada, o que deixou muita gente confiante. Tinha também Neymar voando no Barcelona e Marcelo, que havia acabado de ser campeão europeu com o Real Madrid. A comissão técnica não disfarçava que estava confiante, nem a imprensa, que chegou a chamar a seleção canarinho de “favoritaço”.

Mas o primeiro golpe de realidade veio com 11 minutos de Copa, quando Marcelo marcou um gol contra, o primeiro da Seleção Brasileira em Copas. Neymar empatou alguns minutos depois e a virada veio novamente com o camisa 10, de pênalti, após Fred se jogar na área. Oscar completou no último minuto a vitória. O segundo jogo mostrou que talvez a Seleção não era aquele bicho-papão todo. Empate em 0x0 contra o México, com atuação de gala do goleiro Ochoa. Coube a Camarões, já eliminada e numa crise danada, enfrentar o Brasil na última rodada. A esperada goleada veio com um 4×1, gols de Neymar, duas vezes, Fred e Fernandinho.

Chegou o mata-mata e logo um susto. Nas oitavas, o Brasil saiu na frente contra o Chile com gol de David Luiz, mas tomou o empate minutos após, com Sanchez. A eliminação bateu na trave, literalmente, quando Pinilla acertou o travessão de Júlio César aos 120 minutos, na prorrogação. O goleiro brasileiro teve seu grande momento na Copa naquela disputa de pênaltis, defendendo as cobranças de Pinilla e Sanchez e contando com o erro de Jara, para que o Brasil vencesse por 3×2.

Nas quartas, o Brasil encarou a Colômbia, de James Rodriguez, e saiu na frente logo no começo, com gol de Thiago Silva. David Luiz marcou, de falta, o segundo no segundo tempo e logo depois o camisa 10 colombiano diminuiu de pênalti, chegando a seu 6º gol naquela edição, tornando-se artilheiro da mesma. Porém, a vitória trouxe também uma grande preocupação: Neymar havia se lesionado após entrada dura de Zuniga e estava fora da Copa.

A semifinal marcou o episódio mais triste da Seleção Brasileira. Com Mineirão lotado, sem Neymar, a Seleção sucumbiu perante os alemães, tomando o famoso 7×1, lembrado até hoje. O resultado abalou a equipe e a torcida e na disputa de 3º lugar, nova goleada sofrida, desta vez 3×0 para a Holanda.

Fornecedoras das camisas da Copa 2014

Fornecedoras da Copa do Mundo 2014 Brasil

Os uniformes da Copa do Mundo 2014 foram feitos por oito fornecedoras diferentes. A Nike foi a mais representada, com 10 seleções: Brasil, Austrália, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Inglaterra e Portugal.

A Adidas foi a segunda marca com mais representantes. As três listras apareciam nos uniformes da Alemanha, Argentina, Bósnia, Colômbia, Espanha, Japão, México, Nigéria e Rússia.

A terceira marca com mais presença na Copa do Brasil foi a alemã PUMA, que contava com oito seleções: Argélia, Camarões, Chile, Costa do Marfim, Gana, Itália, Suíça e Uruguai.

O restante das fornecedoras presentes naquela edição possuíam apenas uma seleção cada. A Burrda apareceu nas camisas do Bélgica, Joma vestiu Honduras, a Lotto forneceu os uniformes da surpreendente Costa Rica, Equador vestiu camisas da Marathon, uma das maiores parcerias até hoje, e por fim a Uhlsport vestiu o Irã.

Uniformes da Copa do Mundo 2014

Relembre abaixo os camisas das seleções da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

GRUPO A

BRASIL

Camisas do Brasil para a Copa do Mundo 2014

 

CROÁCIA

Camisas da Croácia para a Copa do Mundo 2014

 

MÉXICO

Camisas do México para a Copa do Mundo 2014

 

CAMARÕES

Camisas do Camarões para a Copa do Mundo 2014

 

GRUPO B

ESPANHA

Camisas da Espanha para a Copa do Mundo 2014

 

HOLANDA

Camisas da Holanda para a Copa do Mundo 2014

 

CHILE

Camisas do Chile para a Copa do Mundo 2014

 

AUSTRÁLIA

Camisas da Austrália para a Copa do Mundo 2014

 

GRUPO C

COLÔMBIA

Camisas da Colômbia para a Copa do Mundo 2014

 

GRÉCIA

Camisas da Grécia para a Copa do Mundo 2014

 

COSTA DO MARFIM

Camisas da Costa do Marfim Copa do Mundo 2014

 

JAPÃO

Camisas do Japão Copa do Mundo 2014

 

GRUPO D

URUGUAI

Camisas do Uruguai na Copa do Mundo 2014

 

COSTA RICA

Camisas da Costa Rica para a Copa do Mundo 2014

 

INGLATERRA

Camisas da Inglaterra para a Copa do Mundo 2014

 

ITÁLIA

Camisas da Itália para a Copa do Mundo 2014

 

GRUPO E

SUÍÇA

Camisas da Suíça para a Copa do Mundo 2014

 

EQUADOR

Camisas do Equador para a Copa do Mundo 2014

 

FRANÇA

Camisas da França para a Copa do Mundo 2014

 

HONDURAS

Camisas de Honduras para a Copa do Mundo 2014

 

GRUPO F

ARGENTINA

Camisas da Argentina para Copa do Mundo 2014

 

BÓSNIA-HERZEGOVINA

Camisas da Bósnia Herzegovina para a Copa do MUndo 2014

 

IRÃ

Camisas do Irã para a Copa do Mundo 2014

 

NIGÉRIA

Camisas da Nigéria para a Copa do Mundo 2014

 

GRUPO G

ALEMANHA

Camisas da Alemanha para a Copa do Mundo 2014

 

PORTUGAL

Camisas de Portugal para a Copa do Mundo 2014

 

GANA

Camisas de Gana para a Copa do Mundo 2014

 

ESTADOS UNIDOS

Camisas dos Estados Unidos para a Copa do Mundo 2014

 

GRUPO H

BÉLGICA

Camisas da Bélgica para a Copa do Mundo 2014

 

ARGÉLIA

Camisas da Argélia para a Copa do Mundo 2014

 

RÚSSIA

Camisas da Rússia para a Copa do Mundo 2014

 

CORÉIA DO SUL

Camisas da Coréia do Sul para a Copa do Mundo 2014

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Qual dos uniformes da Copa do Mundo 2014 foi o mais bonito na sua opinião?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!