Regulamento de uniformes da Libertadores 2018 » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Uniformes » Regulamento de uniformes da Libertadores 2018

Regulamento de uniformes da Libertadores 2018

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A Libertadores da América iniciou sua fase de grupos nessa semana e alguns detalhes vem chamando a atenção dos apaixonados por camisas de futebol, isso porque cada edição que passa, a competição começa a exigir um maior padrão em relação aos uniformes, patchs, numeração e nomes dos jogadores nas camisas.

Para tirar as nossas duvidas e também a de vocês, fomos verificar o regulamento da competição para entender o que é e o que não é uma obrigatoriedade dos clubes e descobrimos algumas curiosidades. Confira abaixo!

Cadastro dos uniformes

Segundo o artigo 60 do regulamento, os clubes tinham que encaminhar até o dia 18 de dezembro de 2017, a descrição dos uniformes que serão utilizados na competição, ou seja, as cores das camisas, calções e meiões que serão utilizados nos padrões 1, 2 e 3, ou seja, entendemos que se um clube tem um terceiro uniforme na cor preta e no meio do ano irá lançar um novo na cor vermelha, ele só poderá inscrever um ou outro para a disputa da competição, logo ele deve optar por um dos dois no cadastro. Como os uniformes titular e reserva geralmente mudam o modelo, mas não as cores, é de se entender que não haveria problema neste sentido. Confira na integra.

Art. 60 Os times deverão encaminhar à CONMEBOL através dos e-mails [email protected] e [email protected] até as 18h (horário do Paraguai) do dia 18 de dezembro de 2017, a descrição das cores do uniformes oficial, reserva e terceira opção das equipes, os quais devem ser de cores e tonalidades marcadamente contrastantes entre si, através do Formulário de Descrição de Uniformes (Formulário 1). Deverão enviar as informações das seguintes peças de cada um dos uniformes:

Cada clube deve enviar esta informação por escrito, anexando um arquivo de imagem no formato “JPG” ou similar, conforme instruções contidas no Formulário 1. Para o caso dos goleiros, cada clube deverá indicar igualmente três uniformes de cores contrastantes entre si e os jogadores de campo do mesmo clube.

Punição para quem desobedecer a utilização do uniforme designado

Vocês devem se lembrar do Atlético Tucumán utilizando o uniforme da Seleção Argentina na edição da Libertadores do ano passado, correto? Pois é, apesar de ter sido algo excêntrico e definido por muito como “DNA de Libertadores”, a Conmebol está tentando acabar com isso e essa desobediência pode custar caro aos bolsos dos times envolvidos, é o que afirma o artigo 61 do regulamento. Confira abaixo!

Art. 61 O Departamento de Competições da CONMEBOL informará, sempre que possível, 10 dias antes do início de cada fase, os uniformes com os quais cada time jogará todos os jogos daquela fase. É obrigatório que cada time utilize o uniforme designado pela CONMEBOL. Sempre que possível, o Departamento de Competições designará o uniforme que foi declarado como o primeiro uniforme no formulário. Entretanto, quando isso não for possível, o princípio a ser utilizado é ter um time predominantemente em cor escura e outro time predominantemente em cor clara. Em casos extremos, ambos times poderão ter que fazer combinações dos seus uniformes oficiais e reservas. O Departamento de Competições fará o maior esforço para que os times possam utilizar sempre que possível o seu uniforme oficial.

Parágrafo único – A não utilização de qualquer peça definida pelo Departamento de Competições da CONMEBOL será considerada infração e implicará em sanção com uma multa mínima de USD 15.000 por jogo.

Números de 1 a 30, com a 1 sempre do goleiro

Paulo Victor não pode usar o número 48 pela Libertadores. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

No futebol atual temos visto cada vez menos o romantismo de numerações de 1 a 11, jogadores costumam utilizar o ano do seu nascimento, ou outras simbologias qualquer e é cada vez mais normal ver times com número de “futebol americano” em campo. Mas na Libertadores não tem essa, a numeração é limitada de 1 a 30 e não tem conversa, se um time tiver “aposentado” uma camisa, por exemplo, ou ele desaposenta ou inscreve um jogador a menos na competição. Além disso, o número 1, é sempre reservado para um goleiro. Confira!

Art. 62 Os times obrigatoriamente deverão utilizar uniformes com números com cores contrastantes à cor da camisa e short. Não será permitido utilizar uniforme sem a numeração dos jogadores nas costas e no short.
§1º – Para a FASE PRELIMINAR, a numeração referida não poderá ser diferente em nenhum caso, devendo ser utilizados utilizar exclusivamente os números 1 ao 25, sendo o número 1 reservado exclusivamente para o goleiro.
§2º – A partir da FASE DE GRUPOS, a numeração referida não poderá ser diferente em nenhum caso, devendo ser utilizados exclusivamente os números 1 ao 30, sendo o número 1 reservado exclusivamente para o goleiro.

Padronização da aplicação do nome em 2019

Embed from Getty Images

Atualmente alguns clubes colocam os nomes acima da numeração, outros (o Corinthians é um exemplo) coloca os nomes abaixo do número. Mas em 2019 será obrigatória a aplicação na parte superior, o que fará com que muito clubes tenham que diminuir o tamanho de seus patrocínios. Outra curiosidade fica por conta de “apelidos” que devem ser previamente aprovados pela Conmebol.

Art. 63 Da mesma forma, as camisas deverão levar nas costas o nome, o sobrenome ou o apelido do jogador respectivo, não devendo ultrapassar o tamanho de 7 cm de altura. No caso da utilização de um apelido, o mesmo deverá ser aprovado previamente pela CONMEBOL. Recomenda-se que o nome, sobrenome ou apelido seja, colocado na parte superior da camisa já em 2018, sendo obrigatória a sua colocação na parte superior da camisa a partir de 2019.

Aplicação de patchs

Camisa Gremio Patchs

Até pouco tempo atrás, a Libertadores não dava a mínima para os patchs de atual campeão, participação e títulos, no entanto, em 2018, os três patchs são obrigatórios em jogos da competição. O de campeão, tem que ser aplicado obrigatoriamente no centro da camisa, o de participação também tem que estar sempre na manga direita, já o que mostra o número de títulos, não tem um lugar específico e pode ser aplicado ou na manga esquerda (como o Grêmio), ou no centro do peito, como preferiu o Independiente.

Independiente Patch

Art. 64 O clube campeão vigente exibirá no peito um patch oficial de Campeão da CONMEBOL Libertadores estabelecido pela CONMEBOL que o identifique como tal, e somente nos encontros da CONMEBOL Libertadores. Seu uso será obrigatório e deverá ser colocado na parte dianteira da camisa, centralizado, conforme indicado abaixo:

Patch Campeão

Art. 65 Os demais times usarão obrigatoriamente na manga direita o patch correspondente ao Torneio de cada edição. Para isso, a CONMEBOL fornecerá a quantidade suficiente de patches. As mesmas deverão ser colocadas inevitavelmente na manga direita, deixando um espaço livre de publicidade (centralizado) de 7 cm x 7 cm na mesma manga, conforme imagens abaixo. Não será permitida a colocação do patch em outra área das camisas.

Patch participação

O regulamento completo da competição você pode conferir aqui. Agradecemos o Samarony Lima e o Iago Reis pelas sugestões e pelas dicas na pauta.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que você achou do regulamento de uniformes da Libertadores da América 2018? 

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!