A dinamarquesa Hummel (enfim) chega ao Brasil | MDF Entrevista » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Marketing » A dinamarquesa Hummel (enfim) chega ao Brasil | MDF Entrevista

A dinamarquesa Hummel (enfim) chega ao Brasil | MDF Entrevista

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Uma das marcas mais tradicionais do mundo, enfim desembarcou no Brasil. Fundada em 1923 pela família Messmer, em Hamburgo na Alemanha, a Hummel atualmente tem a sua sede na Dinamarca, e é uma das marcas mais presentes no handebol, esporte que é o responsável pelo primeiro trabalho da marca no Brasil.

O Mantos do Futebol foi convidado para visitar o escritório da Hummel Brasil, que está sendo montado em Alphaville, bairro da Grande São Paulo, e conheceu um pouco dos planos da marca dinamarquesa no país.

A dinamarquesa Hummel chega ao Brasil

Em um descontraído bate-papo, Fernanda Sakai, VP de Marketing e E-Commerce da empresa, falou sobre os valores da marca, que tem como lema “Mudar o mundo atrávés do esporte”, explicou sobre o patrocínio à Confederação Brasileira de Handebol, revelou quais serão as estratégias iniciais da fornecedora tanto no futebol, como em outros esportes, e afirmou que em breve as camisas de futebol das equipes patrocinadas pela marca serão encontradas nos e-commerces brasileiros.

Além disso, conseguimos uma posição da marca sobre o polêmico assunto envolvendo a Rhumell (com R), marca que ficou bastante conhecida nos anos 90, ao patrocinar o Palmeiras e diversas equipes brasileiras. Confira abaixo!

Hummel Dinamarca

Estátua “Karma” colocada na entrada do escritório da Hummel na Dinamarca, simboliza os valores da empresa

Mantos do Futebol: Olá Fernanda, tudo bem? Poderia nos contar um pouco sobre a chegada da Hummel ao mercado brasileiro?

Fernanda Sakai: A Hummel é uma marca com muita história, tanto que em 2023 vai completar 100 anos. A marca tem uma grandeza comparável às marcas líderes do mercado, apesar disso sabemos que aqui no Brasil ela não é tão conhecida quanto na Europa, por isso não temos a pretensão de chegar competindo com as grandes marcas do mercado nos ramos em que eles já são muito fortes, a gente quer atingir o público AB, nos amantes do esporte, mas entrando devagar, do nosso jeito nesse mercado que acreditamos que é bastante grande. Mas o mais importante para nós, é trazer ao Brasil a identidade da Hummel, que é uma marca que tem como lema “Mudar o mundo através do esporte”. É uma empresa que se preocupa muito com o próximo e acredita no carma de que tudo que você faz, volta para você, até por isso mundialmente eles tem inúmeros projetos sociais, sendo o mais conhecido em Serra Leoa, na África, então nosso objetivo principal é também mostrar que a Hummel é uma marca diferenciada nesse sentido.

Camisa handebol feminino Hummel autografada

Camisa autografada pelas jogadoras de handebol da Seleção Brasileira

Por que o primeiro passo no Brasil, foi o patrocínio para a Seleção de Handebol?

A Hummel é conhecida mundialmente como a melhor marca do mundo no handebol, temos a melhor bola, o melhor calçado, é onde está realmente o DNA da marca, até por isso nós entramos pesado no handebol, fechamos contrato com a Confederação Brasileira de Handebol, que engloba a seleção feminina, masculina e também as equipes de ‘handbeach’. Temos como jogadora patrocinada a Duda Amorim, que está novamente concorrendo como a melhor jogadora do mundo, além disso fechamos para ser a fornecedora de materiais esportivos do Esporte Clube Pinheiros, que é um dos times mais fortes do Brasil.

EC Pinheiros Hummel

EC Pinheiros conquistou o título brasileiro de handebol masculino em 2017

Existem planos para a marca atuar no futebol ou em outros esportes?

Sim, com certeza. A Hummel não é uma marca que se limita ao handebol, temos planos para atuar no futebol, no voleibol, no futsal, tanto com equipes, quanto com atletas patrocinados.

No Brasil há alguns clubes importantes atrás de fornecedoras de material esportivo, já foram procurados por alguém?

Já fomos procurados por alguns clubes, mas neste momento não temos a expectativa de fechar com ninguém, como te disse anteriormente, a Hummel se preocupa muito com o DNA da marca, então vai além dos resultados obtidos pelo time/atleta e sim nas histórias que podem contar através dos produtos que desenvolvemos para os nossos patrocinados.

Camisas do V-Varen Nagasaki 2018 Hummel

O V-Varen Nagasaki, do Japão, é uma das equipes que veste Hummel ao redor do mundo.

Os contratos que vocês fizerem aqui, tem que passar pela Hummel internacional, ou vocês tem autonomia?

Nós temos total autonomia para negociações feitas tanto aqui no Brasil, como na América Latina, onde temos a representação da marca, com exceção da Argentina, mas como se trata de uma multinacional, tudo que é feito tem que ser reportado para eles.

Quando o público brasileiro vai poder adquirir produtos da Hummel?

Em um primeiro momento vamos fornecer para lojas esportivas, posteriormente um e-commerce próprio, e quem sabe uma loja física.A ideia é já ter em abril os produtos nas lojas de esporte em todo o Brasil.

Camisa Handebol Brasil Hummel

Camisas da Seleção de Handebol serão encontradas nas lojas esportivas.

Quais produtos serão encontrados neste primeiro momento?

Toda linha lifestyle, casual, linha de calçados, materiais para a prática do handebol, como bolas, calçados e os uniformes da Seleção Brasileira de Handebol, além das camisas de futebol das equipes patrocinadas pela Hummel no exterior.

Esta é uma novidade bem legal para quem acompanha o Mantos do Futebol, até porque atualmente é bem difícil de conseguir uma camisa de equipes da Hummel, como a Seleção da Dinamarca, entre outras.

Sim, vamos trazer a maioria para o Brasil, e da Seleção da Dinamarca é uma delas.

O que posso te dizer é a Hummel da Dinamarca, não tem absolutamente nada a ver com esta Rhumell, aliás, a Hummel está chegando ao Brasil com mais de 17 anos de atraso, devido a imbróglios jurídicos relacionados a esta marca. – Fernanda Sakai, VP de Marketing e E-Commerce da Hummel Brasil

Logo Rhumell x Hummel

Além do nome parecido, o primeiro logo da Rhumell, trazia as setas características da Hummel dinamarquesa.

Aproveitando que estamos falando sobre camisas de futebol, gostaria de perguntar sobre algo que muita gente que nos acompanha tem curiosidade. Existe alguma relação entre a Hummel e a Rhumell, marca que ficou bastante conhecida no país nos anos 90, ao lado do Palmeiras e que curiosamente anunciou o seu retorno ao futebol brasileiro em 2018, ao lado do Bragantino?

Foi bom você me perguntar isso, pois nós ficamos bastante surpresos com a notícia de que esta marca estaria voltando ao futebol brasileiro. O que posso te dizer é a Hummel da Dinamarca, não tem absolutamente nada a ver com esta Rhumell, aliás, a Hummel está chegando ao Brasil com mais de 17 anos de atraso, devido a imbróglios jurídicos relacionados a esta marca. Quando eles começaram lá nos anos 90, eles utilizavam inclusive o “chevron” que é a nossa marca registrada, depois eles tiveram que retirar e mudaram para outro logo. No momento o que posso dizer é que estamos monitorando o ressurgimento desta marca e vamos tomar todas as medidas cabíveis para que não sejamos prejudicados novamente.

Você pode acompanhar a Hummel Brasil pelo Facebook e também no Instagram.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostam dos produtos da Hummel? O que acham da chegada da marca dinamarquesa no Brasil?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!