Nova camisa da Espanha causa polêmica política no país » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Marketing » Nova camisa da Espanha causa polêmica política no país

Nova camisa da Espanha causa polêmica política no país

by André Coutinho
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Camisas da Espanha 2018-2019 Adidas

A nova camisa titular da Seleção da Espanha, lançada na última segunda feira, está causando uma enorme polêmica no país. Tudo porque ela traria a cor roxa nos losangos dispostos à direita, cor que faz referência à bandeira da Segunda República Espanhola, que durou de 1931 a 1939 o que representaria uma oposição ao regime monárquico atual, que é representado pela bandeira, vermelha, amarela e azul.

Com a recente tensão instalada no país, com a possível independência da Catalunha, a polêmica caiu como uma bomba, fazendo até com que a Real Federação Espanhola de Futebol cancelasse o evento oficial de lançamento da nova camisa, que ocorreria hoje, por conta dos pedidos de boicote e protestos de grupos nacionalistas. Ao invés do evento, os atletas irão apenas posar para fotos oficiais e depois irão treinar com a nova camisa. Ainda haverá uma entrevista coletiva, mas nenhum jogador dará declaração sobre o tema.

Analisando a nova camisa, podemos ver que os losangos polêmicos são formados na verdade por linhas nas cores azul e vermelha, algo bem perceptível se olhado bem de perto. De longe, por causa da junção das duas cores, realmente há a impressão de que eles são roxos. Para amenizar a polêmica, o Marca, um dos principais jornais do país, até fez um infográfico explicando a cromática do uniforme.

Infográfico Camisa da Espanha

A Adidas respondeu a polêmica, negando que o uniforme tenha qualquer tipo de conotação política, e que a inspiração do modelo é a Copa de 1994, como já falamos por aqui. A marca ainda reiterou que a cor utilizada na camisa é o azul petróleo, não o roxo e revelou que entrou em acordo sobre a nova camisa há 18 meses junto da Federação e dos jogadores, que também aprovaram o design.

O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Juan Luis Larrea, disse que não há possibilidade de solicitar um novo modelo para a fornecedora, no entanto, afirmou que não há intenção nenhuma de criar polêmicas, se for o caso a seleção pode disputar a Copa com o modelo antigo, lançado em 2016 para a Eurocopa.

► Compre a camisa da Espanha na Fut Fanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou da polêmica em torno da nova camisa da Espanha para a Copa do Mundo 2018?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!