Camisas de Futebol » Por que a camisa da seleção da Alemanha é branca?

Por que a camisa da seleção da Alemanha é branca?

by Juliano Buzato
Camisas da Alemanha 2020-2021 Adidas abre
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Uma das seleções mais tradicionais, tem um dos uniformes mais marcantes do futebol mundial, afinal, quando se pensa em Alemanha, logo vem à cabeça a camisa branca, o calção preto e os meiões brancos que já arremataram quatro títulos mundiais e está sempre brigando pelos principais torneios que disputa.

No entanto muita gente se pergunta: “Por que a camisa da seleção da Alemanha é branca, se a bandeira do país é preta, vermelha e amarela?” Fomos atrás da resposta no #MDFExplica!


O uniforme é inspirado na Monarquia Prussiana que dominou o território da Alemanha entre 1701 e 1918. Quando a seleção disputou o seu primeiro jogo em 1908, foi decidido as cores da bandeira da Prússia seriam adotadas pela equipe.

Foto: Chronik des deutschen fussballs

O primeiro uniforme era branco, com a camisa trazendo uma grande faixa vertical preta (que virou horizontal alguns anos depois) no centro da camisa e a águia que simbolizava o estado prussiano sobreposta como um escudo.

Foto: Deutschlands Fussball Landerspiele

Com o passar dos anos, a faixa horizontal preta passou a ser representada pelo calção e pelos meiões e a águia passou a ser aplicada do lado esquerdo do peito, como estamos acostumados até hoje. Estava criado um dos mais tradicionais uniformes de todos os tempos.

Com o tempo, os meiões passaram a ser predominantemente brancos como opção titular. Já a camisa, ganhou em algumas oportunidades as cores da bandeira da Alemanha, tendo seus modelos mais marcantes o da Copa de 1990 e o da Copa de 2014, sendo que em ambas a Seleção conquistou o título.

► Compre camisas da Alemanha na FutFanatics

Gostaram de saber por que a camisa da Seleção da Alemanha é branca? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Veja também: 

Por que a Seleção da Alemanha usa camisas verdes?

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!