Uniformes dos clubes do Campeonato Paulista em 1912 » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Uniformes dos clubes do Campeonato Paulista em 1912

Uniformes dos clubes do Campeonato Paulista em 1912

by Juliano Buzato
Uniformes dos clubes do Campeonato Paulista em 1912
Compartilhe este link em suas redes sociais:

No ano de 1912, o Campeonato Paulista estava em sua décima primeira edição e era disputado por sete equipes, Americano, Germânia, Internacional, Mackenzie, Paulista, São Paulo Athletic e Club Athletico Ypiranga, nenhuma delas em atividade no futebol profissional atualmente.

O título daquele ano acabou ficando pela primeira vez com o Americano, time que naquela temporada contou com o reforço de dois uruguaios e levou de forma invicta o troféu do campeonato, que teve como artilheiro Arthur Freidenreich, a primeira grande estrela do futebol brasileiro, e que atuava pelo Mackenzie.

Navegando pelo ótimo Verminosos por Futebol, nos deparamos com uma interessantíssima matéria que retrata o uniforme de seis clubes desta época.

Investigando um pouco mais sobre o assunto, descobrimos que o tema foi primeiramente abordado pelo site “Cacellain”, que é uma espécie de enciclopédia da história do futebol, e encontrou as imagens em pesquisa na Biblioteca Nacional.

A imagem abaixo é um folheto da Casa Fuchs, tradicional comércio paulistano que era situado na Rua São Bento, e mostra os uniformes de seis equipes paulistanas da época, cinco delas disputaram o Campeonato Paulista daquele ano, exceto a Associação Athletica das Palmeiras (que não tem nada a ver com a Sociedade Esportiva Palmeiras) que ficou de fora.

A Associação Athletica Mackenzie e o Club Athletico Ypiranga que participaram da competição, não tiveram os seus uniformes divulgados pelo anúncio, provavelmente porque não eram fabricados pelos Fuchs.

Foto: Reprodução/Biblioteca Nacional

Caso tenha gostado da curiosidade e queira saber mais detalhes sobre o assunto, acesse o Verminosos por Futebol e o Cacellain.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostaram dos uniformes das equipes do Campeonato Paulista em 1912? Compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!