Camisas de Futebol » Top 5 – Fornecedoras brasileiras dos anos 90

Top 5 – Fornecedoras brasileiras dos anos 90

by Juliano Buzato
Top 5 - Fornecedoras dos anos 90
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Ah os anos 90! Quem viveu não te esquecerá jamais…

Esta foi uma das épocas em que os amantes de camisas de futebol mais cultuam, afinal, foi nesta década em que os uniformes começaram a trazer modelos marcantes e inesquecíveis, tendo seu ápice na Copa do Mundo de 1994, onde todos os uniformes eram simplesmente épicos.

Um dos grandes destaques da década de 90, era a grande variedade de fornecedoras nacionais. As internacionais, existiam claro, Umbro, adidas, Reebok tinham sua presença, mas o mercado era dominado pelas empresas brasileiras que eram responsáveis por fabricar os uniformes dos principais clubes do país.

No top 5 de hoje, você vai relembrar algumas fornecedoras brasileiras dos anos 90, que marcaram época e hoje não existem mais ou estão totalmente esquecidas.

#5 AMDDMA

A AMDDMA teve grande notoriedade no futebol brasileiro quando esteve ao lado do Santos em 1995, quando o clube foi vice-campeão brasileiro.

Pouco se sabe sobre o fim que a marca levou, mas de certo sumiu há um bom tempo do cenário futebolístico.

Além do Santos, Ponte Preta, Bahia, Remo e Fortaleza chegaram a vestir a marca pelos gramados brasileiros.

 

#4 CCS

A CCS foi uma marca da capital paulista que ficou conhecida no mercado ao fazer réplicas piratas de camisas dos principais clubes brasileiros. Na época era muito difícil conseguir uma camisa oficial e também eram raros os produtos piratas, portanto não era difícil encontrar um modelo CCS entre os torcedores durante os jogos.

Os designs feitos pela marca eram bastante criativos e foram ganhando notoriedade no futebol brasileiro, até que a marca começou a criar os uniformes de maneira oficial para diversas equipes principalmente do Nordeste, tendo seu ápice no Vitória de 1993, equipe que foi vice-campeã do Brasileirão e contava com Dida, Roberto Cavalo e Alex
Alves em seu elenco.

 

#3 Dell’erba

A Dellerba é uma marca que vem a mente de quase todos os amantes de camisas de futebol quando se fala de anos 90. A marca do “Dzinho”, foi a responsável por criar um dos mais marcantes uniformes já utilizados por um clube brasileiro, a camisa Carijó do Bragantino que foi campeão paulista em 1990 sendo dirigido por um tal de Vanderlei Luxemburgo e vice-campeão brasileiro em 1991 com um tal de Carlos Alberto Parreira.

A marca forneceu uniformes para vários importantes clubes brasileiros como Santos, Portuguesa, Atlético-MG, Guarani, entre outros.

Uma curiosidade fica pelo fato da marca criar réplicas de camisas de clubes internacionais. Hoje em dias alguns colecionadores possuem peças de times da Europa fabricadas pela Dell’erba, que apesar de não serem oficiais, são verdadeiros tesouros.

#2 Finta

É impossível não falar da década de 90 sem falar da Finta, a marca fabricava os uniformes de incontáveis equipes brasileiras. Vasco, Corinthians e Botafogo foram campeões brasileiros vestidos com a marca.

Cruzeiro, Sport Recife, Goiás, Náutico, América Mineiro, foram outras equipes que vestiram com destaque aos uniformes feitos pela fornecedora.

Após uma remodelação de seu logotipo, a marca ainda conseguiu nos anos 2000 alguns parceiros de destaque, mas apesar de existir até hoje, não se tem conhecimento de estar fabricando o material esportivo de algum clube profissional aqui do Brasil.

#1 Rhumell

No topo da nossa lista de fornecedoras dos anos 90 está a Rhumell. A primeira posição da marca não é por acaso, afinal, apesar de ser uma cópia descarada da dinamarquesa Hummel, que era uma das principais marcas dos anos 90, a Rhumell foi parceira de dezenas de clubes do futebol brasileiro.

Coleção de Jean Romanholi só com camisas Rhumell

Podemos destacar entre eles, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Internacional, Santos, Sport e Palmeiras, onde ficou por muitos anos e conquistou diversos títulos na era Parmalat. E em 1995, a Rhumell chegou até a fabricar a camisa da seleção do Chile.

A história da marca no entanto é um tanto obscura, e até a CPI do futebol chegou a investigar a empresa que muitas pessoas juravam pertencer ao ex-presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi, este nega veementemente as acusações.

Surpreendentemente, a marca voltou ao cenário nacional em 2018, fabricando os uniformes do Bragantino, notícia essa que deixou muitos amantes de camisas de futebol bastante felizes.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostaram da nossa lista de fornecedoras brasileiras dos anos 90? Qual delas não falamos e você se recorda desta época?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!