Camisas de Futebol » História da camisa da Seleção do Uruguai

História da camisa da Seleção do Uruguai

by Juliano Buzato
História da camisa da Seleção do Uruguai
Compartilhe este link em suas redes sociais:

História da camisa da Seleção do Uruguai

História da camisa da Seleção do Uruguai – Azul-celeste, preto e branco. Não há no mundo alguém que não conheça essa combinação. E poucos uniformes são tão bonitos e tão cheios de história quanto o da Seleção Uruguaia de futebol, bicampeã da Copa do Mundo, bicampeã Olímpica e 15 vezes campeã da Copa América.

Competitiva ao extremo e berço de craques do mais alto quilate, a eterna Celeste Olímpica não nasceu vestindo o manto que tanto a fez famosa no planeta bola. Longe disso. Ela nasceu sem qualquer padrão de cores e permaneceu uma década alternando diversas cores até chegar ao azul-celeste tão conhecido nos dias atuais.

Evolução dos escudos da Associação Uruguaia de Futebol

A Seleção Uruguaia começou a escrever sua história futebolística em 1901, e teve como primeiro manto a vestimenta do Albion Football Club, mais antigo clube do país e o primeiro a vencer uma partida fora do Uruguai (em 1896, na Argentina). Mas a camisa azul com uma grande faixa em vermelho não trouxe sorte: a seleção perdeu para a Argentina, em Montevidéu, por 3 a 2.

Primeira camisa da seleção uruguaia usada em 1903

Durante a primeira década do Século XX, a equipe uruguaia não teve um padrão de uniforme e utilizou camisa azul com faixa transversal em branco, camisa verde, camisa branca, camisa listrada em azul-celeste e branco e até uma camisa listrada em azul e branco com uma faixa diagonal em vermelho, inspirada na bandeira de Artigas, uma homenagem a José Gervasio Artigas, tradicional herói uruguaio.

Camisas do Uruguai na primeira década do século XX

Em 1910, um fato curioso determinou o nascimento definitivo do manto uruguaio em azul-celeste. O River Plate F.C., um dos principais clubes da era amadora do futebol uruguaio (que deixou de existir em 1929), venceu uma partida histórica contra o Alumni, da Argentina, por 2 a 1, triunfo que teve enorme repercussão pelo fato de os argentinos serem quase imbatíveis e os maiorais de seu país na época.

RIVER

Naquela ocasião, o River entrou em campo vestindo camisa azul-celeste, calção preto e meias pretas, sua segunda opção de uniforme quando não jogava com a camisa alvirrubra e calção preto. Como forma de tributo, Ricardo Le Bas, dirigente do Montevideo Wanderers, sugeriu a adoção da camisa azul-celeste e dos calções e meias pretas pela seleção, o que foi prontamente atendido naquele mesmo ano de 1910 por Héctor Gómez, presidente da Associação Uruguaia de Futebol na época.

Héctor Rivadavia Gomez

Depois da definição de sua camisa titular, a Seleção Uruguaia disputou várias partidas jogando dessa maneira e construiu o mito e o apelido de “Celeste Olímpica” na década de 20, quando encantou os europeus e venceu o Ouro Olímpico nos Jogos de Paris, em 1924, e Amsterdã, em 1928.

Camisa uruguaia usada nos jogos olímpicos de 1924

Para coroar uma geração fantástica de futebolistas como Nasazzi, Mascheroni, Andrade, Dorado, Scarone, Castro e Cea, a Celeste venceu a primeira Copa do Mundo da história, em 1930, com uma vitória por 4 a 2 sobre a rival Argentina, e se consagrou de vez como uma das melhores seleções de todos os tempos.

Camisa uruguaia usada no mundial de 1930

Em 1935, embora a equipe jogasse de branco quando era exigido um uniforme reserva, foi utilizada pela primeira vez uma vestimenta composta por camisa vermelha, calção branco e meias brancas com detalhes em vermelho. Tal combinação foi necessária pelo fato de o rival da equipe no jogo de 27 de janeiro de 1935, a Argentina, ter escolhido uma camisa branca como uniforme de jogo.

Uniforme vermelho de Uruguai usado em 1935

O vermelho deu sorte para o Uruguai, que venceu por 3 a 0 e foi campeão da Copa América daquele ano. Tal cor seria utilizada mais uma vez na Copa do Mundo de 1962, no Chile (vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia), e viraria uniforme reserva oficial entre 1991 e 2010, quando o branco voltou à cena como vestimenta B.

Camisas vermelhas do Uruguai usadas na década de 90 e 2000

Desde então, o Uruguai conquistou inúmeros títulos, viveu tempos difíceis e voltou a brilhar na segunda década do Século XXI, assim como aconteceu no século passado. Curiosamente, em praticamente todos os bons momentos, o uniforme responsável pelas glórias uruguaias foi um só: camisa azul-celeste, calção negro e meias negras. Foi assim no Maracanazo de 1950. Foi assim em várias Copas Américas. Foi assim no Mundialito de 1981. E pode ser assim na Copa do Mundo de 2014…

Camisas do Uruguai para a Copa do Mundo 2014

► Compre a camisa do Uruguai e muitas outras camisas de seleções na Fut Fanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostou da história da camisa da seleção do Uruguai? Este é mais um belo texto escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário. E curta a fan page do Imortais:

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!