História da camisa do River Plate » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » História da camisa do River Plate

História da camisa do River Plate

by Juliano Buzato
História da camisa do River PLate
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Eles são os soberanos do futebol argentino. Ninguém tem mais títulos nacionais que os imponentes “Millonarios” do Monumental. A história da camisa do River Plate é rica, inconfundível, elegante e nasceu, como muitos acreditam, após uma travessura de carnaval.

Fundado em 1901, o Club Atlético River Plate possui uma história recheada de glórias e ídolos que atravessaram gerações sempre vestindo o manto branco com a célebre faixa diagonal em vermelho. Mas nem sempre a camisa da equipe teve essas características.

Escudos do River Plate na história

Principais escudos do time em sua história

O primeiro uniforme do clube foi composto por camisa branca e calção e meias pretas. Em 1905, nasceu o mito da faixa diagonal em vermelho. Em uma noite de carnaval, um grupo de cinco jovens membros do River entraram em um táxi e roubaram uma fita de seda vermelha que estava no banco de trás. A traquinagem tinha como objetivo incrementar o uniforme do clube e dar mais cor ao simples branco. Após o “crime”, os jovens pegaram uma camisa, colocaram a fita entrelaçada diagonalmente e a prenderam com alfinetes. A ideia foi prontamente atendida pelos sócios e virou vestimenta oficial da equipe residida, ainda na época, no bairro La Boca (casa do maior rival, Boca Juniors).

Camisa do River Plate 1908

Equipe do River Plate posa para foto em 1908.

Outra teoria para a faixa é a homenagem a São Jorge, santo que tem como signo a cruz vermelha sob o branco, cores presentes no River Plate e na bandeira de Gênova, cidade italiana de onde vieram vários dos membros do clube. Entre 1912 e 1932, a equipe passou a utilizar com mais frequência uma camisa tricolor acompanhada de calção preto e meias cinzas, combinação que segue até os dias atuais como uniforme reserva.

Camisa do River Plate 1920

Uniforme tricolor do River Plate na década de 20

A partir de 1932, a camisa branca com a faixa diagonal voltou com mais força e seguiu intacta como vestimenta titular. Ao longo dos anos, a equipe teve poucas variações em seus uniformes, embora tenha utilizado combinações curiosas em certas ocasiões. Em 1969, 1971, 1975 e 2008, o clube adotou uma pouco usual camisa violeta para disputar partidas do Campeonato Argentino.

camisas violetas do River PLate

Na primeira vez, em 1969, o time usou a cor por causa da recusa de seu adversário, o Deportivo Morón, de mudar seu uniforme branco e vermelho. Com isso, um sócio do River doou o conjunto violeta e ajudou a equipe do Monumental a vencer por 3 a 0.

Em 1980, a equipe foi obrigada a utilizar uma camisa com as cores do Boca (!) em um duelo contra o PSV-HOL na disputa do Troféu Joan Gamper, em Barcelona (ESP). Como o clube holandês tinha um uniforme parecido com o dos argentinos, o organizador da competição, o Barcelona, emprestou sua camisa amarela com faixas diagonais em grená e azul (sendo o azul e o amarelo as cores do Boca) para que o River a utilizasse. Embora tenha jogado com um uniforme “maldito”, a equipe venceu o PSV, nos pênaltis, e ficou com o terceiro lugar.

camisa amarela do River Plate - Barcelona

Desde então, o clube segue com seu tradicional uniforme titular e as vestimentas tricolores e pretas como reservas (além de pontuais camisas vermelhas). No entanto, é com o branco, o vermelho em diagonal e o preto do calção que o clube espera retomar o caminho de suas glórias e voltar a ser o temido time que já conquistou um Mundial Interclubes, duas Copas Libertadores, 34 Campeonatos Argentinos e encantou o planeta com La Máquina de Labruna e Pedernera, El equipo mundial de Alzamendi, Ruggeri e Pumpido e o timaço campeão da América de 1996 comandado por Ayala, Almeyda, Francescoli, Ortega e Crespo.

Camisas do River Plate 2013-2014

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Este texto foi escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou da matéria ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!