Top 5 maiores artilheiros do Grêmio
Camisas de Futebol » História » Top 5 maiores artilheiros do Grêmio

Top 5 maiores artilheiros do Grêmio

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Reunimos o Top 5 dos maiores artilheiros do Grêmio em toda história. Você verá a seguir a lista com os cinco maiores goleadores da história do tricolor do sul. Craques que fizeram história no clube gaúcho, vencedor de duas Libertadores, dois Brasileirões, e um Mundial. Confira:

1 – Alcindo (264 gols).

Top 5 maiores artilheiros do Grêmio, Alcindo

Alcindo Martha de Freitas nasceu em Sapucaia do Sul – RS no ano de 1945. Começou pelos juvenis do Aimoré e, curiosamente, foi atleta por um tempo do Internacional, maior rival gremista. Porém foi dispensado logo aos treze anos por pedir uma ajuda financeira (!) do colorado. Fato ocorrido em 1958.

Jogou no Sport Club Rio Grande em 1963 e em 1964 mudou-se para o Grêmio, onde se tornaria um dos maiores jogadores da história tricolor. Formou uma bela dupla de ataque com João Severiano. Ficou até 1972 quando foi pra São Paulo jogar pelo Santos de Pelé e Carlos Alberto Torres. Foi pro México e posteriormente retornou ao Grêmio.

2 – Tarciso (222 gols).

Top 5 maiores artilheiros do Grêmio, Tarciso

José Tarciso de Souza foi um atacante que deixou seu nome na história gremista por ser o seu segundo maior artilheiro. Antes de ser idolatrado no sul, o menino mineiro jogou pelo América do Rio de Janeiro. Até que em 1973 partiu pro Grêmio. Tornou-se o atleta que mais vestiu a camisa do time, com 721 partidas disputadas no período de 1973 à 1986.

No Imortal, venceu além de vencer o Campeonato Gaúcho em 5 ocasiões, estava presente na equipe campeã da Libertadores e do Mundial Interclubes na temporada de 1983. Antes disso já havia conquistado o Brasileirão em 1981.

3 – Baltazar (130 gols).

Top 5 maiores artilheiros do Grêmio, Baltazar

Baltazar Maria de Morais Júnior, natural de Goiânia – GO, foi um dos mais efetivos atacantes da história tricolor. Porém antes de seu sucesso arrasador, começou pelo Atlético Goianiense em 1978. Provavelmente sua ida ao time do sul foi dada por seu faro de artilheiro nato logo quando jovem. Afinal sagrou-se artilheiro do Campeonato Estadual naquela temporada.

Já em 1979 o Grêmio seria sua nova e duradoura casa. De cara conquistou o regional Gaúcho, repetindo o feito no ano seguinte. Foi companheiro de Tarciso (2º colocado) no Brasileirão de 1981, quando venceu a final contra o São Paulo no Morumbi. Ele havia perdido um pênalti no jogo de ida.

4 – Osvaldo (106 gols).

Top 5 maiores artilheiros do Grêmio, Osvaldo

Nascido no interior paulista, Osvaldo Luiz Vital começou a ser projeto no cenário nacional pela Ponte Preta em 1978. Onde permaneceu até 1982, mudando-se em seguida para o Grêmio. É responsável pelo único gol do tricolor contra, por ironia do destino, a Macaca, em 1981 no maior público da história do Olímpico com 98 mil pessoas na semifinal do Brasileirão (isso mesmo, mais um daquela safra).

Também esteve presente na equipe campeã da Taça Libertadores da América de 1983 e Mundial do mesmo ano. Ao contrário dos anteriores, não ficou um tempo relativamente grande no clube. Foram “apenas” 6 temporadas com a camisa do Imortal. Suficiente para todas as glórias citadas acima.

5 – Jonas (78 gols).

Top 5 maiores artilheiros do Grêmio, Jonas

A torcida do Grêmio com certeza se recorda do Jonas. Paulista que foi fazer história no Olímpico. No entanto antes disso teve passagens notáveis pelo Guarani e Santos em 2005 e 2006, respectivamente. O Rio Grande do Sul foi sua nova casa a partir de 2007. Sua estréia foi “só” em um Grenal, onde saiu lesionado no segundo tempo.

Foi o carrasco corinthiano responsável pela cabeçada que culminou no gol que rebaixou o time paulista. Porém a titularidade lhe foi retirada no início de 2008 quando não fazia bons jogos e as críticas pesavam sobre suas costas. Era o último ano de Jonas como atleta gremista em sua primeira passagem, transferindo-se para a Portuguesa. Voltou à Porto Alegre em 2009 e venceu o estadual em 2010. Saiu em 2011 para o Valencia, onde se encontra atualmente.

► Compre a camisa do Grêmio e muitas outras camisetas de futebol na Fut Fanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostou da lista dos artilheiros do Grêmio? Qual jogador você acha que pode entrar nela nos próximos anos?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!