Camisa regata da PUMA para Camarões em 2002 » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » PUMA e a polêmica camisa regata de Camarões em 2002

PUMA e a polêmica camisa regata de Camarões em 2002

Polêmico uniforme lançado pela fornecedora alemã foi vetado pela FIFA na Copa da Coréia-Japão

by Juliano Buzato
Camisa regata de Camarões 2002
Compartilhe este link em suas redes sociais:

No ano de 2002, a PUMA deu o que falar no futebol tudo por causa da extravagância de sua inovação para aquela temporada: a polêmica camisa regata de Camarões.

A novidade foi utilizada pela primeira vez em janeiro daquele ano na Copa das Nações Africanas, em Mali, quando o time camaronês venceu seu quarto título com uma vitória na grande final, nos pênaltis, em cima de Senegal.

Durante toda aquela competição a camisa regata foi usada e chamou muita atenção da imprensa internacional, mas poucos imaginavam o que estava por vir.

Camisa regata de Camarões 2002

Em abril daquele mesmo ano a Federação Camaronesa de Futebol avisou a FIFA da intenção de utilizar o manto sem mangas no Mundial de 2002 na Coréia e no Japão, no entanto a entidade máxima do futebol negou o pedido, alegando que feria o regulamento da competição, e deu até a Copa para a fornecedora arrumar uma solução.

Camisa regata de Camarões 2002

Detalhe da camisa regata de Camarões 2002 – Imagem: MVMA – Site: Minhascamisas.com.br

No dia 1º de junho de 2002, Camarões estreava no Mundial contra a Irlanda e cercados de polêmica, a equipe entra em campo com a mesma camisa regata, no entanto, com as mangas negras, que foram costuradas, em protesto, fazendo com que o uniforme fosse aprovado pela FIFA.

Camisa regata de Camarões 2002

Naquele ano a seleção era a aposta de muitos para ser a grande surpresa da competição, isso pelo fato de ser a atual campeã olímpica e contar com o matador Samuel Eto’o, o habilidoso Patrik Mboma, o ótimo zagueiro Rigobert Song, além do já falecido meia Mark Vivien Foé. No entanto, a equipe deixou muito a desejar e foi eliminada ainda na primeira fase com uma campanha considerada fraca: um empate (1×1 na estreia contra a Irlanda), uma vitória (1×0 Arábia Saudita), uma derrota (2×0 para a vice-campeã Alemanha).

Hoje em dia, a Seleção de Camarões de 2002 é mais lembrada pelo seu diferente uniforme sem mangas do que propriamente pela sua atuação dentro das quatro linhas.

Dois anos depois a PUMA causaria novamente polêmica ao lançar um uniforme macacão para Camarões.

Você acha que a FIFA agiu certo ao proibir a camisa regata de Camarões na Copa de 2002? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Veja também:

Puma UniQT: Uniforme “macacão” de Camarões 2004

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!