Camisas de Futebol » História da camisa da Juventus

História da camisa da Juventus

by Juliano Buzato
Del Piero oferece sua camisa listrada ao jogador do Notts County
Compartilhe este link em suas redes sociais:

História da camisa da Juventus

Tradicional, maior campeã da Itália, vencedora de todos os torneios que já disputou, primeiro clube europeu a vencer todas as competições organizadas pela UEFA e inspiração de muitos clubes pelo mundo, a Juventus de Turim não nasceu alvinegra como é classicamente pensado.

Antes de vestir o manto listrado em preto e branco, a equipe italiana importava seus uniformes da Inglaterra que eram compostos por camisa rosa, laço preto e calção preto. A Juve jogou assim entre 1897 e 1903, ano em que os dirigentes do clube decidiram mudar o visual pelo fato de o rosa desbotar muito facilmente. Abertos a sugestões, os mandatários italianos perguntaram ao inglês John Savage, um dos jogadores da equipe, se ele não conhecia alguém de seu país que poderia sugerir alguma combinação de cores. Savage tinha um colega torcedor do Notts County FC, clube que utilizava camisa listrada em branco e preto e calção preto. E foi exatamente um exemplar do uniforme do clube inglês que Savage levou para Turim. Os italianos, ao receberem a camisa, ficaram perplexos, mas aceitaram a ideia e viram naquelas cores o simbolismo da “agressividade e poder” que seriam características da Juventus. Nascia naquele mesmo ano de 1903 o manto alvinegro da “Velha Senhora”, que se consagraria em todos os cantos do mundo como vencedor, clássico e inconfundível.

Desde então, a Juventus adota esporadicamente o rosa em seus kits reservas, como na temporada 2011-2012, quando o Notts County FC foi convidado pela equipe italiana para a partida inaugural do Juventus Stadium no dia 08 de setembro de 2011. O jogo teve vários simbolismos, com o capitão da equipe inglesa Neal Bishop entregando ao capitão da Juventus, Alessandro Del Piero (vestido com a camisa rosa), o manto alvinegro da equipe italiana, para que ele trocasse de camisa. A Juve jogou de bianconeri e o Notts County de azul celeste com listras pretas. Naquele dia, o embate entre “criador e criatura” terminou empatado em 1 a 1.

Del Piero oferece sua camisa listrada ao jogador do Notts County

►  Compre a camisa da Juventus e outras camisas de futebol na Fut Fanatics

Este texto foi escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário. E curta a fan page do Imortais:

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!