Camisas de Futebol » Fornecedoras campeãs das Copas do Mundo

Fornecedoras campeãs das Copas do Mundo

Considerando apenas os casos em que as marcas eram expostas nas camisas, conheça as parcerias que conquistaram o mundo

by Juliano Buzato
Fornecedoras campeãs das Copas do Mundo
Compartilhe este link em suas redes sociais:

A Copa do Mundo é o evento futebolístico mais esperado e acompanhado do universo, e com certeza uma grande oportunidade para as marcas ganharem visibilidade e colocar em prática suas ações de marketing.

Foto de capa: Clive Brunskill/Getty Images

Um dos exemplos mais famosos de marketing em uma Copa do Mundo, e também o primeiro, aconteceu no Mundial de 1970, quando Pelé antes de dar o toque inicial abaixou para amarrar os cadarços de suas chuteiras PUMA e fez com que a marca de sua patrocinadora fosse mostrada para todo o mundo espontaneamente por cerca de 30 segundos.

Uma maneira – mais convencional, mas não menos importante – de ter a sua marca exposta para todo o globo, é sendo a fornecedora da equipe campeã que levantará o mais cobiçado troféu do mundo, e nesse quesito, há uma marca que tem grande vantagem perante suas concorrentes, a Adidas.

Olha lá a marca da Alemanha sendo mostrada para o mundo todo ao lado do troféu!

Desde que as marcas das fornecedoras esportivas começaram a ser expostas nas camisas das seleções, a Adidas já teve sua marca expostas ao lado de seis campeãs, sendo que suas concorrentes tem no máximo dois títulos.

Explicando o critério…

Fazer uma lista como essa não é tão simples, e alguns pontos tem que ser explicados antes de iniciarmos. O primeiro deles é em questão dos contratos entre marcas e fornecedoras, isso porque antigamente não existia contratos exclusivos de uma marca com uma seleção, mas era óbvio que uma, ou algumas fábricas eram responsáveis pelo fornecimento do material esportivo para as equipes.

Camisa do Brasil em 1970 Umbro x Athleta

Um ótimo exemplo é a seleção brasileira na Copa de 70. Em algumas partidas, a seleção utilizava uniformes fabricados pela Umbro, e em outras, fabricados pela brasileira Athleta. A única maneira de descobrir a diferença, era a numeração que no padrão da fornecedora inglesa eram arredondados e no da brasileira tinham um estilo mais “quadrado”.

Alemanha 1974 Adidas x Erima

Na Copa de 1974, outro exemplo semelhante, a campeã Alemanha, treinava com uniformes que tinham as três listras da Adidas, no entanto a camisa usada pelos jogadores em campo eram assinadas pela Erima. E diferentemente do que muitos acreditam, na época a Adidas não era dona da Erima, isso só foi acontecer a partir de 1976.

Italia Copa 82

Outra questão importante fica por conta da seleção italiana. Até 1998, a Azzurra manteve a “tradição” de não colocar em seu uniforme, a marca da fornecedora que fabricava o seu uniforme. Apesar disso, olhando o material esportivo usado pela Itália na Copa de 1982, há na etiqueta a marca da Le Coq Sportif.

Isto posto, agora vem a explicação do motivo pelo qual não vamos considerar estes casos no ranking. Como não temos conhecimento de como funcionavam os acordos entre essas marcas e as seleções, se elas tinham por exemplo, acordos financeiros, de marketing, ou se eram as confederações que simplesmente compravam das marcas os uniformes, vamos considerar apenas os casos em que a marca é explicitamente exposta no uniforme, ou seja, sabemos que a Erima fabricou os kits da Alemanha em 1974 e a Le Coq Sportif esteve em 1982 com a Itália, mas elas não vão ser levadas em conta pois não havia nenhum tipo de marketing feito em cima disso na época. Então vamos lá…

6 títulos: Adidas

Argentina 1978

Além de dominar a lista de vencedoras dos Mundiais com 6 títulos, a Adidas é também desde 1970, a fornecedora oficial da Copa do Mundo, e já tem a sua permanência garantida até pelo menos 2030. As três listras estiveram presentes em 1978 e 2022 com a Argentina, em 1990 e 2014 com a Alemanha, em 1998 com a França e em 2010 com a Espanha.

2 títulos: Nike

Nike Brasil 2002 França 2018

Na segunda posição vem a Nike, mesmo tendo começado a participar dos Mundiais apenas em 1998, a fornecedora norte-americana já foi campeã com o Brasil em 2002 e recentemente com a França, na Copa da Rússia em 2018.

1 título: Le Coq Sportif, Umbro e PUMA

argentina 1986 Brasil 1994 Italia 2006

A Le Coq Sportif tem um título, já que vestia a Argentina em 1986, mesma quantidade tem a Umbro, que esteve ao lado do Brasil em 1994 e a PUMA, vencedora com a Itália em 2006.

Veja as fornecedoras campeãs das Copas do Mundo (por marca):

Fornecedoras campeãs das Copas do Mundo

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Veja as fornecedoras campeãs das Copas do Mundo (por ano):

Ano Campeão Fornecedora
2022 Argentina Adidas
2018 França Nike
2014 Alemanha Adidas
2010 Espanha Adidas
2006 Itália Puma
2002 Brasil Nike
1998 França Adidas
1994 Brasil Umbro
1990 Alemanha Adidas
1986 Argentina Le Coq Sportif
1982 Itália Sem marca exposta
1978 Argentina Adidas
1974 Alemanha Sem marca exposta
1970 Brasil Sem marca exposta
1966 Inglaterra Sem marca exposta
1962 Brasil Sem marca exposta
1958 Brasil Sem marca exposta
1954 Alemanha Sem marca exposta
1950 Uruguai Sem marca exposta
1938 Itália Sem marca exposta
1934 Itália Sem marca exposta
1930 Uruguai Sem marca exposta

O que acharam da lista das fornecedoras campeãs das Copas do Mundo? Surpreende a grande diferença da Adidas para as suas concorrentes?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!