Federação Espanhola veta camisa senyera e causa polêmica com catalães » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Uniformes » Federação Espanhola veta camisa senyera e causa polêmica com catalães

Federação Espanhola veta camisa senyera e causa polêmica com catalães

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Federação Espanhola veta camisa senyera e causa polêmica com catalães

A crise política na Espanha vai esquentando dia a dia, conforme o referendo pela independência da Catalunha, que está marcado para 1º de outubro, se aproxima. E neste último final de semana, o clima nada amistoso chegou até o futebol.

Antes de começar o jogo entre o Lleida Esportiu e o Atlético Saguntino, pela Segunda B, o clube mandante emitiu um comunicado: “O trio de arbitragem nos proibiu de jogar com a nossa camisa senyera (como é conhecida a bandeira da Catalunha) por ordem da RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol)”.

O Lleida Esportiu teve que de última hora utilizar o seu uniforme titular na cor azul | Foto: José Delamor

Assim, a equipe catalã foi obrigada a utilizar o seu primeiro uniforme na cor azul, embora o time já tivesse comunicado à Federação durante a semana que vestiria o uniforme em homenagem à bandeira da Catalunha e a própria RFEF já tinha concordado.

A versão da Federação no entanto foi outra: “Recebemos a carta mas ainda assim o clube teria que cumprir o artigo 216 do regulamento que diz que se o uniforme das duas equipes tiverem similaridades a induzir confusão, o árbitro deve tomar a decisão de pedir a mudança dos fardamento da equipe visitante”.

Está é a camisa senyera do Lleida Esportiu que causou polêmica

Acontece que o Atlético Saguntino viajou à cidade de Lérida apenas com o seu uniforme titular, sendo que é de praxe que a Federação exija que todas as equipes viajem com duas opções de uniformes para cada partida.

“Não entendemos. O regulamento, no mesmo artigo 216, também afirma que os clubes devem tomar as medidas necessárias para uma possível mudança de uniformes, sendo obrigada a sempre ter dois fardamentos, algo que não aconteceu mesmo com o aviso prévio de nossa equipe tanto para a Federação, quanto para o adversário”, afirmou o Lleida em comunicado.

“Não há nada político nesta decisão, porque senão o Valência não iria jogar hoje com um uniforme parecido”, refutou a RFEF, apesar de Valência não estar situado na Catalunha.

Já o Atlético Saguntino emitiu nota se eximindo de culpa: “Vestimos o nosso uniforme oficial pois não fomos em nenhum momento comunicados oficialmente nem pela RFEF e nem pelo Lleida Esportiu, por isso não tinhamos nenhuma obrigação de levar nosso uniforme reserva”.

“O Atlético Saguntino quer ficar longe de qualquer controvérsia política que tenha sido criada por esse motivo. Nosso clube respeita as opiniões de qualquer clube ou de qualquer pessoa”, finalizou a equipe em nota.

Nas redes sociais, torcedores catalães a favor da independência repercutem a notícia criticando o veto da Federação Espanhola, já torcedores espanhóis acusam o clube de tentar politizar uma situação totalmente esportiva.

Jogadores do Lleida vestem a camisa senyera após o jogo para saudar a sua torcida

Dentro de campo, o Lleida Esportiu foi derrotado por 1-0, mas logo após o jogo, os jogadores vestiram a camisa senyera para aplaudir o público presente e “provocar” a RFEF.

Agradecemos o Ricardo Maes pela dica.

► Compre a camisa de clubes espanhóis na Fut Fanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

E você, acha que a RFEF vetou a camisa senyera por motivos políticos ou foi mesmo pela ocasião do jogo?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!