Por que o PSG vestiu Nike e Adidas na mesma temporada? » MDF
Camisas de Futebol » História » Por que o PSG vestiu Nike e Adidas na mesma temporada?

Por que o PSG vestiu Nike e Adidas na mesma temporada?

by Juliano Buzato
Camisas do PSG Nike e Adidas
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Atualizado em 27 de abril de 2020 – Ao lançarmos a matéria de parcerias mais longas entre clubes e fornecedoras no mundo, alguns leitores nos avisaram sobre o PSG ter utilizado Adidas em algumas temporadas, na época em que Ronaldinho Gaúcho atuava pelo clube, mesmo sendo parceiro da Nike.

Realmente este fato tinha passado despercebido pela nossa equipe ao pesquisarmos sobre o assunto, no entanto, sabíamos que havia alguma coisa “estranha” nesta história, já que ao pesquisar a relação entre o clube e a marca, chegamos a ler em canais oficiais do time que a relação com a fornecedora norte-americana vinha desde 1989. Então afinal, por que Ronaldinho vestiu camisas do PSG feitas pela Adidas?

Fomos à pesquisa, e encontramos essa resposta de maneira bastante detalhada, no site MaillotsPSG, que é especializado em camisas do time francês. Confira abaixo!

PSG de Nike e Adidas (???)

Crédito: maillotspsg.wordpress.com

Durante a temporada 2002/03 e 2003/04, o PSG utilizava camisa da Nike, em partidas da Ligue 1 e da Champions League.

No entanto, quando os jogos eram válidos pela Copa da França, o clube utilizava uma camisa assinada pela Adidas, que curiosamente trazia o mesmo desenho do kit feito pela Nike, com a mudança de patrocinadores, logotipo e o acréscimo das três listras nos ombros.

Isso acontecia porque até a temporada 2005/06, a Federação Francesa de Futebol tinha contrato com a Adidas, e uma das cláusulas era a de que os clubes deveriam utilizar uniformes feitos pela marca para disputar a competição, regra essa que não parece ter nenhum sentido hoje em dia onde os principais clubes ganham fortunas para deixar que uma uma fornecedora fabrique seus uniformes.

PSG Ligue 1 e Coupe de France

Fotos: Reprodução Instagram PSG

No entanto, hoje em dia ainda existe a obrigação dos times aplicarem os patrocínios fechados pela Liga, no entanto a obrigação é mais flexível perante ao material esportivo. Equipes menores que não possuem um grande abastecimento de peças provenientes de sua fornecedora, tem a opção de usar um uniforme “tampão” da Nike com todos esses patrocínios, para não ter que “estragar” seus kits com a aplicação de patrocínios diferentes.

Hienghene Sport

Fotos: Reprodução: OFC e Noelle-Hausser

Isso aconteceu por exemplo, com o Hienghéne Sport, da Nova Caledônia, que ficou bastante conhecido por disputar o Mundial de Clubes da FIFA em 2019. A equipe é filiada à Federação da Oceania de Futebol, no entanto, seu país ainda é considerado um território ultramarino da França, logo, são convidados e participam da Copa da França, considerado o maior torneio do mundo, com mais de 7.000 equipes participantes por edição.

Como podem ver na imagem acima, o uniforme utilizado não tem nenhum referência ao clube, com inclusive o escudo sendo o brasão da Copa da França, ao invés do símbolo da própria equipe.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostou da matéria sobre o PSG ter vestido Nike e Adidas na mesma temporada? Lembra de outras curiosidades? Deixe seu comentário e compartilhe o link nas redes sociais!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!