Nike lança tração "Anti-Clog" para chuteira não acumular lama no solado » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » Uniformes » Nike lança tração “Anti-Clog” para chuteira não acumular lama no solado

Nike lança tração “Anti-Clog” para chuteira não acumular lama no solado

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Nike lança tração "Anti-Clog" para chuteira não acumular lama no solado

O jogo bonito nem sempre é disputado em condições bonitas. A lama é um adversário comum a todos os jogadores: ela entope as travas, aumenta o peso da chuteira e pode até fazer o jogador escorregar.

“A lama sempre representou problemas desagradáveis, mas aparentemente aceitáveis até hoje”, diz Max Blau, Vice-Presidente da Nike Futebol para Calçados. “Os jogadores se habituaram a bater uma chuteira contra a outra ao sair do campo, batê-las nas traves, ou a esfregar as solas na grama ou num arbusto, para tirar a lama. E o pior: num campo enlameado, o atleta reduz a velocidade e precisa ser mais cuidadoso, já que os pés ficam mais pesados e com menos tração. O objetivo da Nike Futebol é ajudar o atleta a jogar em alta velocidade, não importa a situação do campo. Por isso temos o compromisso de resolver esse problema”.

A Tração Nike Anti-Clog (anti-entupimento, em inglês) evita que a lama se acumule na sola das chuteiras. Desenvolvida ao longo de dois anos, essa tecnologia se baseou de ideias vindas das equipes de design, materiais e pesquisa da Nike. Jeremy Walker foi um dos muitos especialistas envolvidos no projeto.

Dono de um doutorado, ele tem formação nas áreas de química e engenharia de materiais. “Esse problema se prolongou por várias gerações de jogadores, e há um motivo para isso”, explica Walker. “É muito difícil resolvê-lo. Mas esse é o tipo de desafio de que gostamos”.

Tiempo_Legend_F_original

A tecnologia Nike Anti-Clog acrescenta à placa da sola um polímero que se adapta à exposição à água. No início das pesquisas, Walker e sua equipe experimentaram uma série de soluções mecânicas ou de expulsão da água. Mas concluíram que nenhuma delas seria viável durante toda a vida útil das chuteiras.

A ideia seguinte parecia contrária ao próprio objetivo do projeto, mas no final das contas, foi a que deu certo. “Paramos de tentar expelir a água e começamos a pensar numa maneira de usá-la para nosso benefício. Criamos uma camada lubrificante, que não prejudica a tração”, continua ele. “Nesse processo, foi importante compreender a estrutura molecular da lama. Assim, desenvolvemos uma solução hidrofílica que ajuda a impedir o acúmulo de lama na placa”.

“Já testamos a Tração Nike Anti-Clog em jogadores de todo o mundo”, prossegue Blau. “Quando saem de campo, eles logo começam a usar as técnicas tradicionais para retirar a lama das travas. Mas aí percebem que quase não há lama acumulada na sola. Eles não acreditam que isso seja possível. Mas é. À medida que avançarmos nessa pesquisa, teremos oportunidades não apenas para o futebol, mas também para qualquer esporte praticado em locais onde haja lama”.

A princípio, a Tração Nike Anti-Clog não tem previsão de venda no Brasil. As versões especiais dos atuais modelos Tiempo, Magista e Hypervenom trazem no calcanhar o hexágono que simboliza a tecnologia Anti-Clog.

► Compre chuteiras da Nike na Fut Fanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que acharam da tração Nike Anti-Clog para as chuteiras da marca?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!