Camisas de Futebol » Camisa bulldog Chilavert #ThrowbackThursday

Camisa bulldog Chilavert #ThrowbackThursday

by André Coutinho
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Camisa bulldog Chilavert

José Luis Félix Chilavert González, mais conhecido como Chilavert (Luque, 27 de Julho de 1964) foi um dos maiores goleiros da história, isso ninguém pode negar.

Chilavert marcou época por suas defesas, a segurança que transmitia no gol e sua liderança sobre os companheiros, mas também por sua habilidade nas cobranças de falta e pênalti. Despediu-se dos gramados como o maior artilheiro entre os goleiros, posto que hoje é ocupado por Rogério Ceni.

Chilavert também adorava arrumar confusões. Muita gente se lembra do cuspe que deu no lateral Roberto Carlos após uma partida contra a Seleção Brasileira. Isso lhe rendeu uma enorme suspensão.

A camisa bulldog

Camisa bulldog Chilavert

Chilavert também foi um dos primeiros goleiros a ficar marcado pelas camisas que utilizava. Junto com Jorge Campos e suas camisas extravagantes, Chilavert ficou muito conhecido por uma camisa feita exclusivamente para ele. Essa camisa era preta, de mangas compridas e possuía um cachorro da raça bulldog estampado, uma alusão ao temperamento explosivo do arqueiro. O goleiro utilizava a camisa nas partidas do Velez Sarsfield, time em que passou a maior parte da carreira, e da Seleção Paraguaia.

Essa camisa se tornou inspiração para outros goleiros, como Rogério Ceni e o francês Jeremie Janot, que passaram a utilizar alguns uniformes exclusivos enquanto defendiam as metas do seu clube.

Por sinal, nós do Mantos do Futebol já trouxemos a história das camisas utilizadas pelo M1to. Você pode conferir clicando aqui.

A camisa bulldog também tinha uma curiosidade. Quando utilizada em jogos do Velez, eram estampadas as logomarcas da Lotto, fornecedora oficial do clube na época e também a fabricante da camisa, e a da cerveja Quilmes, patrocinadora master do Velez. A camisa inclusive foi a primeira a ter patrocínio na numeração. Mas não é igual hoje que as logomarcas ficam dentro do numero, pequenas. Nessa camisa, o patrocínio era em tamanho normal, como se estivesse na região nobre da camisa, o que deixava a região das costas bem bizarra.

chilavert

Carreira

velez 1994

Chilavert jogou em diversas equipes, como Sportivo Luqueño-PAR, Guaraní-PAR, San Lorenzo-ARG, Zaragoza-ESP, Strasbourg-FRA e Peñarol-URU, mas foi no Velez Sarsfield da Argentina que ele conquistou o mundo, literalmente.

Pelos fortineros, Chilavert venceu 4 Campeonatos Argentino, 1 Copa Libertadores da América, 2 Supercopa Libertadores, 1 Recopa Sul-Americana, 1 Copa Interamericana e 1 Mundial Interclubes, em 1994.

Foi também o melhor goleiro da Copa de 1998 e o melhor goleiro do mundo em 1995, 1997 e 1998.

No ano 2000 o Velez aposentou a camisa 1, utilizada pelo paraguaio.

No total foram 62 gols marcados, sendo 45 de pênalti, 15 de falta e 2 com a bola rolando. Pelo Velez, foram 48 e 8 pelo Paraguai.

►Compre camisas dos times sulamericanos na Fut Fanatics.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

O que achou da camisa bulldog do Chilavert? Acha que o sucesso dela foi pela novidade ou pela qualidade do goleiro?

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!