História da camisa do Liverpool FC » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » História da camisa do Liverpool FC

História da camisa do Liverpool FC

by Juliano Buzato
História da camisa do Liverpool FC
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Uma torcida fanática. Um estádio místico. Uma trajetória com glórias, quase todos os títulos possíveis e capítulos tristes. Ressurreições apoteóticas. E uma característica em comum: o manto vermelho cor de sangue, de paixão e do fervor que move os aficionados pelo Liverpool Football Club, um dos maiores clubes do mundo e também o maior vencedor de taças europeias em toda Inglaterra. Hoje conheceremos a história da camisa dos Reds. Confira!

Fundado em 03 de junho de 1892, o time de Anfield tem orgulho de suas glórias, de sua gente e de craques e personagens que ajudaram a construir essa história que já tem mais de 120 anos. Mas, muito antes de se destacar pela cor vermelha da camisa até as meias, o time tinha, acredite, as cores do maior rival local – o Everton.

O uniforme principal do Liverpool em seus primórdios era composto por camisa mesclada em azul e branco, calções azuis e meias azuis. A partir de 1894, o clube decidiu adotar o vermelho, a cor da cidade, como principal e deixou de lado o azul definitivamente em 1896, quando a camisa vermelha se uniu ao calção branco e as meias vermelhas.

Entre 1900 e 1902, o kit dos Reds ganhou até um cinto vermelho e branco como parte integrante do uniforme, mas a “amarração” foi abandonada rapidamente.

História da camisa do Liverpool FC

Uniformes que iniciaram a gloriosa vida dos Reds.

Naquele começo de século, o clube passou a adotar como emblema o Liver bird, símbolo da cidade inglesa, mas que só foi incorporado ao uniforme nos anos 50. Nesse período, o clube sempre vestiu o vermelho e o branco, com apenas algumas mudanças nas cores das meias, que foram pretas entre 1907 e 1910 e em alguns anos da década de 30, e zebradas em vermelho e branco em boa parte das décadas de 40 e 50.

História da camisa do Liverpool FC

Algumas camisas usadas de 1920 à 1955 pelo Liverpool.

A mudança definitiva na identidade do Liverpool ocorreu em 1964, quando o lendário técnico Bill Shankly, antes de um jogo contra o Anderlecht-BEL, pela Liga dos Campeões da UEFA de 1964-1965, pediu para Ronnie Yeats vestir um calção vermelho.

Quando o jogador se perfilou todo em vermelho, Shankly se maravilhou instantaneamente e fez com que a diretoria passasse a usar daquele dia em diante um uniforme totalmente vermelho, para mostrar perigo e poder aos adversários.

uniforme vermelho do liverpool 1964

Uniforme que encantou o treinador escocês Bill Shankly.

Contra o Anderlecht, em 25 de novembro de 1964, o Liverpool estreou sua vestimenta “totally red” e goleou os belgas por 3 a 0. Pronto. A mística do clube tinha acabado de nascer. Nos anos seguintes, a equipe deixou de ser apenas um clube mediano da Inglaterra para se transformar na maior potência do país com uma enxurrada de títulos conquistados nos anos 60 e, sobretudo, nos anos 70 e 80, com destaque para quatro Ligas dos Campeões, duas Copas da UEFA, uma Supercopa da UEFA, 13 Campeonatos Ingleses e outros tantos títulos que fizeram dos Reds um ícone em todo mundo.

O Liverpool inovou, também, ao ser o primeiro clube de seu país a exibir na camisa o logotipo de um patrocinador – a Hitachi, em 1979.

No final dos anos 80, a equipe passou por momentos conturbados por causa de tragédias envolvendo seus torcedores em Heysel (BEL), em 1985, e Hillsborough (ING), em 1989. Mas esses episódios tristes serviram para que o clube desse a volta por cima e voltasse a brilhar nos anos 90 e 2000 com mais títulos continentais, nacionais e uma incrível Liga dos Campeões em 2005.

Nesses anos, a equipe sempre vestiu o vermelho, com apenas algumas variações feitas por diferentes fornecedores de materiais esportivos, e deixou para os segundos uniformes o espaço para as mais variadas cores como cinza, verde, azul, amarelo, branco, preto, violeta e outras combinações bastante exóticas e consideradas horripilantes por alguns torcedores – principalmente as feitas pela Warrior.

camisas reservas diferentes liverpool

Mantos reservas ‘diferentes’ na história do clube inglês.

Experiências com cores a parte, o fato é que o Liverpool se fez conhecido e vencedor vestindo o vermelho, cor que mais combina com uma torcida apaixonada, exigente e pulsante. E que combina com um clube icônico que dispensa apresentações.

Fornecedoras

primeira camisa patrocinada do liverpool

O clube da terra do Beatles teve algumas fornecedoras ao longo dos anos. Como todo grande clube que se preze, a equipe vestiu uniformes da Umbro no começo deste mercado, entre os anos de 1973 e 1985, vestindo o clube em sete títulos ingleses, uma FA Cup e quatro UEFA Champions League.

Depois da saída do Double Diamond, foi a vez da alemã Adidas assumir os mantos dos Reds, entre 1985 e 1996, e criar alguns dos mantos mais lendários da grande história do time. Nessa parceria, foram três títulos ingleses e três FA Cup.

Foto: Getty Images

Aí foi a vez da Reebok assumir os mantos da equipe e ficar até o ano de 2006, criando os uniformes do título da UEFA Champions League de 2005 e duas FA Cup.

A Adidas então retornou ao Liverpool e ficou por seis temporadas na criação dos uniformes, mas teve como principal conquista a Copa da Liga de 2012.

Então veio a Warrior, que passou a produzir os uniformes do clube em 2012 e ficou até o final da temporada 2014-2015, criando, como citado acima, os mantos mais bizarros da história da equipe.

New Balance Liverpool renovação

A New Balance substituiu a Warrior no futebol e passou a criar camisas mais conservadoras para os Reds. É a atual fornecedora do clube e vestiu a equipe nos títulos da UEFA Champions League e Mundial de 2019 e no quase certo título da Premier League 2019-2020, último ato da NB como fornecedora.

Camisas do Liverpool 2020-2021 Nike

Após uma longa batalha judicial, com muitos capítulos, a Nike ganhou o direito de se tornar a nova fornecedora de material esportivo do Liverpool, a partir do dia 1º de agosto. Os novos uniformes já vazaram na internet e mostram a volta do verde nos detalhes.

► Compre camisas do Liverpool na FutFanatics

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostou da história da camisa do Liverpool? Este texto foi escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou da matéria ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!