Camisas de Futebol » História da camisa da Internazionale de Milão

História da camisa da Internazionale de Milão

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

História da camisa do Internazionale de Milão

História da camisa do Internazionale de Milão – Eles estavam cansados do predomínio de italianos e trataram de fundar um clube plural e aberto a toda e qualquer nacionalidade. Aquele clube teria residência na Itália, mas seria do mundo. Seria internacional. Ou melhor, Internazionale. Centenária, vencedora de praticamente tudo o que disputou e simpática a qualquer jogador estrangeiro, a FC Internazionale Milano se destaca desde 1908 pela competitividade exibida não só em solo nacional, mas também nas diversas competições continentais que já disputou e venceu.

Tricampeã mundial e da Liga dos Campeões, tricampeã da Copa da UEFA e campeã italiana 18 vezes, a equipe construiu sua imagem com base no azul e preto que forma seu belo e tradicional uniforme nerazzurri.

escudos internazionale

Alguns dos principais escudos da Inter em sua história.

A fundação da Inter ocorreu em 09 de março de 1908, quando um grupo de italianos e suíços deixou o Milan Cricket and Football Club (atual AC Milan) por causa de desavenças com a parcela majoritariamente italiana e decidiu fundar um clube que fosse aberto a qualquer jogador estrangeiro.

As cores azul e preto e o logotipo foram escolhidos e criados pelo artista e um dos fundadores do clube, George Muggiani, que optou por uma combinação mais sóbria e menos “vulgar”, segundo os “padrões interistas” da época, que o vermelho e preto do agora rival Milan. Com menos de três anos, a nova equipe conquistou seu primeiro Scudetto, em 1909-1910, e faturou o bi uma década depois.

primeira camisa da internazionale

Imagem do elenco da Internazionale campeão do primeiro Scudetto em 1909-10.

No final dos anos 20, a equipe passou por uma grave crise financeira e teve que se unir à Unione Sportiva Milanese por imposição do regime fascista, o que causou uma mudança drástica no uniforme da equipe – que passou a ser todo branco com uma enorme cruz na cor vermelha no centro, em referência à bandeira da cidade de Milão.

Além das cores, o nome do clube também mudou e passou a ser Ambrosiana, em 1929, e Ambrosiana-Inter, em 1931.

camisa especial com cruz 2007

Foto do encontro entre Inter e Barça na disputa do Troféu Joan Gamper em 2007.

Após a II Guerra Mundial e o fim do fascismo, a Inter voltou às suas origens e o azul e preto voltaram com força para empurrar a equipe rumo a uma era de ouro nos anos 60, com direito a dois títulos mundiais, duas Ligas dos Campeões e várias conquistas nacionais.

Naquele período, o uniforme reserva mais notável foi a camisa branca com duas faixas horizontais, uma em azul e outra em preto, com calção preto e meias em preto e azul, combinação esta que rendeu à equipe o título europeu de 1965, na final vencida por 1 a 0 sobre o Benfica-POR.

final benfica internazionale 1965

Registros da partida da Inter de Milão contra o Benfica.

Nos anos seguintes, a equipe fez poucas mudanças em sua vestimenta, alternando apenas as espessuras das listras e até a tonalidade do azul no começo dos anos 90, que ficou mais claro, mas por pouco tempo. Nos anos 2000, nova época de ouro do clube, os uniformes alternativos ganharam novas combinações como faixas diagonais em azul e preto na camisa branca, camisa toda branca, camisa branca com uma imponente serpente desenhada na lateral e até uma camisa vermelha com faixas em azul e preto…

camisas reservas internazionale

Mantos reservas recentes.

…que não agradou nem um pouco os torcedores, contrários à cor do rival competindo com o azul e negro tão tradicional de sua Internazionale, que pelo menos não mudou em dois aspectos: ter sempre estrangeiros em seu elenco e levantar, vez ou outra, um grande troféu.

Camisas da Inter de Milão para a temporada 2016/17

► Compre a camisa da Inter de Milão na Fut Fanatics

Este texto foi escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou da matéria ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário. E curta a fan page do Imortais:

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!