Camisas vestidas por Juninho Pernambucano na carreira » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Camisas vestidas por Juninho Pernambucano na carreira

Camisas vestidas por Juninho Pernambucano na carreira

by Juliano Buzato
Camisas vestidas por Juninho Pernambucano na carreira capa
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Camisas vestidas por Juninho Pernambucano na carreira

Esta semana mais um craque do futebol brasileiro anunciou a sua aposentadoria e assim como fizemos na despedida de Clarence Seedorf, você relembre agora as camisas vestidas por Juninho Pernambucano na carreira.

Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior é o nome de batismo, mas foi com a alcunha Juninho, que mais tarde no Vasco ganharia o acompanhamento “Pernambucano”, para diferenciá-lo de outro Juninho, o Paulista, que o craque fez história no Brasil e principalmente na França onde é considerado o maior jogador da história do Lyon, time mediano que se tornou um dos principais clubes do seu país devido principalmente ao nosso homenageado.

Sua facilidade de bater na bola o transformou em um dos maiores cobradores de falta dos últimos tempos do futebol mundial, sua obediência tática o fez jogar tanto como meia, como um segundo volante e sua personalidade o fez ser admirado não só pelas equipes o qual jogou, mas também pelos rivais que admiram o bom futebol e boleiros com caráter.

Camisas vestidas por Juninho Pernambucano:

 

Sport Recife – 1993 – 1995 – O começo

Sport Juninho Pernambucano

Revelado nas categorias de base do clube, Juninho fez sua estreia profissional em 1993 e em 1994 já era uma das peças fundamentais da equipe onde foi apelidado o “Reizinho da Ilha”. Lá conquistou o título estadual de 1994 e a Copa do Nordeste do mesmo ano. Os títulos e as boas atuações chamaram a atenção do Vasco da Gama que em 1995 o levou junto com o jogador Leonardo que também se destacava pelo clube pernambucano. Infelizmente a saída precoce do meia e a grande identificação com o clube carioca fizeram com que a torcida do Leão da Ilha renegasse Juninho como um ídolo da equipe, apesar de o craque em entrevistas se referir ao clube como seu time do coração.

 

Vasco – 1995 – 2001 / 2011 – 2012 / 2013-2014 – Reizinho da Colina

Vasco Juninho Pernambucano

No Vasco a adaptação e identificação com a equipe foram imediatas, tanto que seu apelido logo foi alterado com referência ao clube carioca e virou o “Reizinho da Colina”. Com o time de São Januário foram três passagens, sendo a primeira a de maior êxito. Em 1998 marcou o seu gol mais “monumental” pelo time na semi-final da Copa Libertadores da América contra o River Plate em pleno Monumental de Nuñez com um golaço de falta do meio da rua, que colocou a equipe na final da competição dando na sequência o primeiro título continental para o Vasco da Gama. Também em sua primeira passagem fez parte de uma das equipes mais estreladas do Vasco que contava com os dois Juninhos na meia e Edmundo e Romário no ataque. Esta primeira passagem deixou como legado além do título da Libertadores, 2 campeonatos brasileiros (1997 e 2000), 1 Copa Mercosul (2000), 1 campeonato carioca (1998) e um torneio Rio-São Paulo (1999), colocando assim o Vasco como o principal clube brasileiro do final dos anos 90. Apesar de todos os títulos a saída do jogador da equipe carioca foi conturbada e acabou sendo pelas portas dos fundos, já que após entrar em litígio com a diretoria vascaína, deixou a equipe através de uma liminar.

A polêmica saída no entanto não impediu que Juninho Pernambucano ainda teve mais duas passagens pelo Vasco em 2011 e depois em 2013, no entanto apesar de um vice-campeonato brasileiro em 2011 e uma boa campanha na Libertadores de 2012, enfrentou maus momentos pela equipe que culminou no segundo rebaixamento da equipe no Brasileiro de 2013.

 

Lyon – 2001-2009 – A consagração 

Lyon Juninho Pernambucano

Apesar de já ser um dos principais nomes do futebol brasileiro, foi na França que Juninho alcançou o reconhecimento mundial, isso porque conseguiu um feito que jamais fora alcançado em nenhum outro campeonato pelo mundo em toda história. O camisa 8 chegou ao Lyon que nunca havia conquistado um título francês e já no primeiro ano em 2002 conquistou o título da Ligue 1 de forma inédita. Esse fato já poderia ser considerado fantástico, mas se tornou excepcional, isso porque Juninho e seus companheiros conquistaram de forma consecutiva nada mais nada menos do que mas 6 títulos, somando no total 7 títulos do campeonato francês sem dar chances aos seus adversários e tendo na maioria deles Juninho como seu principal nome, capitão do time e dono das bolas paradas da equipe o que lhe rendeu um total de 100 gols em 344 jogos.

Em 2009, Juninho terminou pela primeira vez um ano sem títulos na equipe de Lyon e percebendo que não alcançaria mais êxitos com a equipe que começava seu período de decadência, resolveu trocar de ares.

 

Al-Gharafa – 2009-2011 – $$$$$

Al-Gharafa Juninho Pernambucano

Apesar de ter diversas propostas de equipes ao redor do mundo, e inclusive de vários times brasileiros, Juninho optou pelas cifras do mundo árabe e assinou um contrato de 2 anos com o Al-Gharafa do Catar. No Oriente Médio, o jogador camisa 5, teve uma ótima primeira temporada e conquistou três títulos a Qatar Stars Cup, o Campeonato Qatari e a Qatar Crown Prince Cup, além disso foi eleito o melhor jogador da temporada. Ao fim do seu segundo ano de contrato resolveu voltar ao Brasil, voltando para o Vasco da Gama.

 

Red Bull – 2013 – Frustração

Red Bull Juninho Pernambucano

No final de 2012, Juninho resolveu sair do Vasco que passava por problemas financeiros e resolveu ir para a Major League Soccer, onde tinha como companheiro a estrela francesa Thierry Henry. No entanto após 6 meses no time ianque e uma má relação com seu treinador resolveu voltar ao Brasil novamente para o Vasco da Gama, seu clube de maior identificação e onde iria encerrar a sua carreira em 2014.

 

Seleção Brasileira – 1999 – 2006 – Tardia afirmação

Brasil Juninho Pernambucano

Apesar de ter sido um jogador selecionável na seleção brasileira desde 1999, Juninho teve a sua grande oportunidade na seleção brasileira a partir de 2005 quando ajudou na conquista da Copa das Confederações, o que garantiu ao craque a participação na Copa do Mundo de 2006, na qual nada pode fazer para ajudar a equipe na eliminação contra a equipe da França, país no qual era ídolo.

Pela seleção brasileira foram 40 jogos e 6 gols, sendo o primeiro deles apenas em 2005.

 

Relembre alguns momentos de Juninho Pernambucano pelas equipes que ele defendeu:

Figurinhas de Juninho Pernambucano pelos clubes que defendeu

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

 

Na sua opinião qual das camisas vestidas por Juninho Pernambucano na carreira foi a mais marcante?

 

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!