Camisas de Futebol » Por que a camisa da seleção da Itália é azul?

Por que a camisa da seleção da Itália é azul?

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Por que a camisa da seleção da Itália é azul? Este é um dos questionamentos mais feitos pelos amantes de camisas de futebol, já que o azul não é presente na bandeira italiana. Fomos atrás de descobrir os motivos por trás disso.

O primeiro uniforme italiano foi todo branco, segundo a federação, por ser a cor do Brasão Real, mas há quem diga que a verdade a cor tinha um preço mais em conta do que outras tonalidades na época.

Por que a camisa da seleção da Itália é azul

Foi somente em 1922 que os italianos estrearam a camisa azul. A cor foi escolhida pois era a cor da bandeira da Casa Real de Savóia, que governou o país de 1861 até 1946 e a qual pertencia ao rei Victor Emmanuel III.

Por que a camisa da seleção da Itália é azul

Existem ainda algumas teorias sobre a origem da camisa italiana como uma homenagem à camisa da França, ao “azul do mar” que cerca a Itália e até mesmo pelo fato de a cor ser uma alternativa para dias de nevasca que dificultassem a visualização do branco, mas o fato é que a versão da cor da Casa de Savóia é a mais aceita ao redor do mundo.

Por que a camisa da seleção da Itália é azul

1982

Desde então, a camisa azul se tornou a titular tradicional da Azzurra (apelido que vem da cor da camisa), com algumas mudanças na tonalidade ao longo dos anos, combinada com calção branco em sua maioria e meiões azuis. O uniforme reserva padrão tem camisa branca, calção azul e meiões brancos, com opções monocromáticas em ambos os kits, como tem sido utilizado nos últimos anos.

Camisa preta da Itália 1938

A única vez que a seleção utilizou uma cor diferente em sua camisa foi na Copa do Mundo de 1938, auge do regime fascista de Benito Mussolini, que impôs aos jogadores que utilizassem um uniforme todo preto, em alusão aos camisas negras. Para saber mais, clique aqui.

[+] História da camisa da seleção italiana

[+] Por que a camisa da Holanda é laranja?

[+] Por que a camisa do Japão é azul?

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Gostaram de saber por que a camisa da seleção da Itália é azul? Deixe seu comentário e compartilhe o link!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!