História da camisa da seleção da Inglaterra » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » História da camisa da seleção da Inglaterra

História da camisa da seleção da Inglaterra

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

História da camisa da seleção da Inglaterra

História da camisa da seleção da Inglaterra – Na “mãe” das seleções, invencionices jamais foram permitidas. Tudo sempre foi simples, claro e direto: camisa de jogo deve ser branca, calção (quase) sempre azul-marinho e as meias brancas ou pretas. Vez ou outra, o vermelho talismã pode entrar em ação. E só. A Seleção Inglesa de futebol é uma das poucas que ainda mantém em seu uniforme características clássicas e enraizadas desde o século 19.

História da camisa da seleção da Inglaterra

Rara, é uma das fotos mais antigas da história das seleções.

Dona de apenas um grande título, a Copa do Mundo de 1966, a Inglaterra começou a escrever sua trajetória no futebol em 1872, quando disputou, contra a Escócia, a primeira partida internacional oficial da história, em Hamilton Crescent, Partick, Escócia. Naquele jogo (que terminou empatado em 0 a 0), os ingleses vestiram camisas brancas, calções na cor azul-marinho e meias negras. Uma curiosidade é que os atletas utilizaram chapéus do estilo críquete durante a partida, fato que estimulou o termo “cap” (chapéu, em inglês) para se referir às partidas disputadas por seleções nacionais.

cap da inglaterra usado na década de 60

Exemplo de “cap” utilizado na década de 60.

Para deixar a camisa mais imponente e única, os ingleses adotaram o escudo de armas introduzido pelo rei Ricardo I. Tal escudo ganhou o acompanhamento da Rosa Tudor, também conhecida como Rosa Inglesa, emblema heráldico tradicionalíssimo no país. Com isso, o escudo ficou constituído pelos três leões rodeados pelas rosas tão conhecidos hoje em dia. Evvolução dos escudos da Inglaterra Nos anos seguintes, a Seleção Inglesa não modificou sua camisa e só variou os calções, que ora foram brancos, ora azuis. Nos anos 30, o azul-marinho foi adotado também como opção para a camisa nº 2, sendo utilizado pela primeira vez em uma partida contra a Alemanha. Mas a opção não trouxe lá muita sorte para os ingleses. Em 1950, na Copa do Mundo do Brasil, o time jogou exatamente assim contra a zebra EUA e perdeu por 1 a 0, em um dos resultados mais surpreendentes da história das Copas.

Camisas da seleção inglesa em 1950

Seleção vítima da zebra norte-americana na Copa de 50 no Brasil.

Nos anos 50, o vermelho ganhou destaque e virou a cor da camisa nº 2 já nas Copas do Mundo de 1954, 1958 e 1962. E foi com essa camisa bem viva que a equipe conquistou, em 1966, seu primeiro e inesquecível título mundial ao vencer a final contra a Alemanha, por 4 a 2, no mítico estádio Wembley.

Camisa inglesa vermelha utilizada na final contra a Alemanha em 1966

Camisa vermelha utilizada na final contra a Alemanha.

Nos anos 70, a equipe jogou toda de azul-celeste contra a Tchecoslováquia na Copa de 1970, no México, cor que também foi utilizada, parcialmente, na Copa de 1986.

Camisas celestes da Inglaterra.

Camisas celestes da Inglaterra.

Em 1973, os ingleses quebraram totalmente a tradição e vestiram uma combinação a lá Seleção Brasileira em três partidas (amistosos contra Polônia e Itália e jogo de Eliminatórias da Copa contra a Tchecoslováquia). Nos anos 90, o cinza apareceu durante a disputa da Eurocopa de 1996, na própria Inglaterra, mas a opacidade do uniforme não satisfez o público e o branco e o vermelho voltaram ao protagonismo no uniforme do English Team.

Camisa amarela e camisa cinza da Inglaterra

Mantos diferentes do usual para a história inglesa.

Com poucas mudanças nos anos 2000 (com exceção de uma camisa escura e calção azul-claro na Eurocopa de 2012), a Inglaterra se apega à tradição para repetir o feito de 1966 e conquistar o bicampeonato mundial na Copa de 2014, no Brasil.

Camisas da seleção inglesa 2013/14

Camisas da seleção inglesa 2013/14

Este texto foi escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou da matéria ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário. E curta a fan page do Imortais:

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!