Por que a camisa da seleção do Japão é azul? » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » Por que a camisa da seleção do Japão é azul?

Por que a camisa da seleção do Japão é azul?

by Juliano Buzato
Compartilhe este link em suas redes sociais:

Uma questão que sempre recebemos e vemos pela internet é o motivo da camisa da Seleção do Japão ser azul. Fomos atrás para trazer o máximo de informação possível sobre o assunto, com o maior detalhamento possível.

O que muitos não sabem é que a camisa da seleção japonesa é azul pelo simples motivo de superstição. Isso porque, em 1936, na estreia da equipe nos Jogos Olímpicos de Verão contra a Suécia, primeira competição oficial disputada pela equipe, o Japão vestiu azul, no improviso mesmo, quando venceu de maneira heroica por 3×2 os europeus.

Desde então, os “Samurais Blues”, como são conhecidos os japoneses, só não vestiram a cor, já tradicional, durante os anos de 1988 a 1991, quando seu técnico era Kenzo Yokoyama, ex-goleiro e um dos maiores nomes do futebol japonês na época.

O arqueiro fez história defendendo a meta do Mitsubishi Motors, uma das maiores empresas nacionais e atual Urawa Reds, que possui a cor vermelha em seu manto. Ele logo propôs a mudança da cor da seleção do azul para o vermelho e tudo indica que fora uma grande jogada de marketing encabeçada pelo técnico da equipe.

Porque a seleção japonesa veste azul

Detalhe de panfleto mostra as principais camisas japonesas incluindo o modelo usado de 1988 a 1991 na cor vermelha

No entanto, os maus resultados e a consequente demissão do treinador fizeram o Japão voltar a usar a cor que estamos acostumados a vê-los entrar em campo até hoje.

Porque a seleção japonesa veste azul

Destaque para o primeiro manto usado em competições oficiais na cor azul em 1936

Outras cores frequentes nas camisas japoneses são o amarelo que representa a honestidade (fair play) e recentemente os detalhes vermelhos que viraram rosa e representam os raios do sol nascente.

No entanto, na Copa do Mundo de 2018, a seleção lançou um uniforme reserva nas cores branca, cinza e vermelha, representando a bandeira nacional, sendo que nos anos anteriores o modelo era branco e azul ou amarelo, como dito acima.

Por que a camisa da seleção do Japão é azul?

Vale lembrar também que em outros esportes os japoneses vestem uniformes nas cores da bandeira nacional. Nas Olimpíadas do Rio, por exemplo, os atletas atuaram com uniformes nas cores branca, vermelha e preta.

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

Conhecia o motivo da camisa do Japão ser azul? Compartilhe!

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!