História da camisa do Paris Saint-Germain - PSG » Mantos do Futebol
Camisas de Futebol » História » História da camisa do Paris Saint-Germain – PSG

História da camisa do Paris Saint-Germain – PSG

by Juliano Buzato
Camisas históricas - Paris Saint-Germain
Compartilhe este link em suas redes sociais:

História da camisa do Paris Saint-Germain - PSG

Com apenas 43 anos de vida, o Paris Saint-Germain foi fundado em 12 de agosto de 1970 por um grupo de adeptos do futebol que não suportavam ver a capital francesa sem um clube de expressão que pudesse brigar de igual para igual com os grandes times da Europa e da própria França. O time foi criado após uma fusão entre o Paris FC (que ainda existe após um racha ocorrido dentro do PSG) e o Stade Saint-Germain, equipes que inspiraram as cores atuais do PSG – o azul e vermelho vieram do Paris FC, e o branco do Stade Saint-Germain. O primeiro uniforme do clube foi composto por camisa vermelha, calção branco e meias azuis, combinação utilizada até 1973, quando o uniforme foi modificado para o tradicional de camisas, calções e meias azuis e uma faixa vertical vermelha contornada em branco ao centro.

Camisas do PSG 1970-1990

Reza a lenda que a escolha pela faixa vertical no centro da camisa surgiu após o presidente do clube na época, Henri Patrelle, ter se encantado com o uniforme do mágico time do Ajax-HOL de Cruyff (que possui a tradicional faixa vermelha ao centro) para incorporar a combinação ao uniforme do PSG. Se a camisa do Ajax serviu como inspiração ou não, o fato é que o PSG conseguiu crescer gradativamente no futebol profissional da França nos anos seguintes a ponto de ter conquistado títulos como a Recopa Europeia de 1995-1996, três Campeonatos Francês, oito Copas da França entre outros.

Camisas do PSG 1990-2010

Ao longo dos anos, a equipe mudou bem pouco suas camisas (ao contrário de vários clubes da Europa), com exceção dos uniformes reservas, que sofreram mais variações ao longo das décadas. O PSG já jogou com camisas brancas e faixas verticais nas cores azul e vermelho, camisa cinza com uma faixa branca horizontal e outra também cinza, mas com faixa horizontal na cor vermelha com contorno em azul, camisa toda branca e calção vermelho, e a tradicional camisa vermelha com calções ora brancos, ora azuis. Para a temporada 2013-2014, o PSG radicalizou ao abandonar a faixa tradicional e dividir a camisa em branco, azul e vermelho, uma escolha bem controvérsia e que já está dando o que falar.

Camisas do PSG 2010 - 2013

 

Compre a camisa do Paris Saint-Germain e muitas outras camisas de times de futebol na Fut Fanatics.

 

Gostou das camisas históricas do PSG? Qual modelo você mais gosta?

► Compre camisas de futebol na FutFanatics

 

Este texto foi escrito por Guilherme Diniz do blog Imortais do Futebol. Gostou ou gostaria de ver a história de algum clube em específico? Deixe sua opinião no comentário. E curta a fan page do Imortais:

Compartilhe este link em suas redes sociais:

Você também pode gostar

Este site usa cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência. Aceito Leia Mais!